
.
FC Porto
Emblema da Major League Soccer passa a ser parceiro dos dragões
Leia também Frederico Varandas absolvido por tribunal depois de chamar "bandido" a Pinto da Costa
O FC Porto anunciou um acordo com o FC Cincinnati, clube da MLS, inserido na estratégia de expansão internacional do FC Porto O objetivo é reforçar a ligação a um mercado estratégico para os dragões e este protocolo representa o início de uma abordagem mais estruturada ao mercado norte-americano.
André Villas-Boas, destacou a importância desta iniciativa. "Esta é uma nova maneira de estar do FC Porto no campo internacional, principalmente nos EUA, onde ainda estamos para abrir a primeira escola de futebol, que é outro dos passos que queremos dar. Estivemos cerca de um ano a alinhar este protocolo, que passa não só pelo campo de desenvolvimento de jogadores, mas também pelo scouting e pelas estratégias comerciais que possam nascer, fruto desta nova relação. É um passo fundamental nos EUA, que serão a casa do Mundial 2026, mas sobretudo com um franchise americano que tem sido reconhecido como um dos mais inovadores e dinâmicos da MLS", referiu aos meios do clube.
O FC Cincinnati foi identificado como parceiro estratégico "por se destacar no contexto da MLS pela qualidade da sua governance, pela solidez do seu projeto desportivo e pela visão de longo prazo", refere a nota publicada no site dos portistas. "Nestes 10 anos, o FC Cincinnati atingiu muito sucesso. São bem suportados no campo da inovação e estratégia porque têm investidores com muito poder e reconhecimento na indústria americana. Portanto é estratégico também para nós sob esse ponto de vista, por termos um parceiro tao dinâmico, tão novo, mas com sucesso no mercado e com reconhecimento a nível de infraestruturas, desenvolvimento de jogadores e academias", acrescentou André Villas-Boas.
A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar no Museu FC Porto e contou com a presença dos presidentes de ambos os clubes. Do lado dos americanos, Jeff Berding, sublinhou também a relevância do acordo. "Esta parceria vai ser um pilar chave da nossa estratégia para os próximos 10 anos. O nosso clube é jovem, mas em dez anos viemos de uma ideia na minha cabeça até à I Divisão nos EUA, construímos um estádio de classe mundial, infraestruturas de treino, ganhámos o nosso primeiro troféu e agora somos reconhecidos entre os melhores clubes da MLS. Nos próximos 10 anos queremos ser um clube respeitado a nível global, alimentados pelo crescimento do futebol nos EUA. Para o conseguirmos, temos de aprender com os melhores. Ter esta oportunidade de parceria com este clube fantástico, um dos clubes de maior sucesso do mundo, como provam todos estes troféus aqui no Museu, é incrível. Podemos aprender e continuar a desenvolver o nosso clube."

