
Farioli a dar indicações no treino aberto do FC Porto
Pedro Granadeiro / Global Imagens
Conversas com o Jagiellonia por Oskar Pietuszewski não avançam e a SAD portista já está a trabalhar em alternativas. O reforço do lado esquerdo do ataque continua a ser uma prioridade, mas Farioli não o terá a tempo da semana de trabalho no Algarve. Há alvos identificados no mercado europeu e não só.
As conversas entre o FC Porto e o Jagiellonia por Oskar Pietuszewski, extremo de 17 anos, não conheceram qualquer avanço nos últimos e a SAD portista poderá mesmo desistir de contratar o jovem nesta janela do mercado de transferências. O emblema polaco não tem dado sinais de aceitar baixar as exigências, que rondam os 11 milhões de euros, valor bem acima do que os portistas consideram ser o justo para uma atleta que ainda tem poucos jogos ao mais alto nível. Se o Jagiellonia mantiver-se inflexível nos próximos dias, o negócio irá mesmo cair. Por isso, sabe O JOGO, André Villas-Boas já está a trabalhar em alternativas. O perfil é o mesmo: um extremo que atue pelo lado esquerdo, com boa margem de progressão, que não obrigue a um investimento demasiado elevado e que não tem necessariamente de ser contratado no mercado europeu.
Os alvos estão, naturalmente, há muito identificados e as negociações vão exigir alguma paciência, à semelhança do que sucedeu nas últimas semanas com Pietuszewski. O mercado acabou de abrir e só encerra a 3 de fevereiro, dando tempo suficiente para fechar os negócios. Isto porque é provável que a SAD não se fique por aqui. O facto de o central, Thiago Silva, ter chegado a custo zero dá alguma folga para investir num avançado e/ou num médio. Em qualquer caso terá sempre de ser uma boa oportunidade de negócio.
Por isso, Francesco Farioli ainda não vai ter uma segunda prenda para o estágio que a equipa vai realizar no Algarve, após o encontro de domingo com o Santa Clara. O central Thiago Silva, que aterra amanhã na Invicta, será mesmo a única cara nova durante a semana de trabalho no sul do país, apesar de o treinador ter dado a entender que preferia já contar com mais alguém. "O mercado é o que é, às vezes está tudo pronto e um papel que chega atrasado muda tudo", admitiu Farioli, consciente de que nem sempre é possível encerrar as contratações no "timing" desejado. Certo, porém, é que quem chegar tem de cumprir alguns requisitos de que o treinador não abdica. "Quem quer vir para o FC Porto tem de vir com a mentalidade certa, com a vontade de ajudar, meter os interesses do clube acima dos pessoais".
Ontem, refira-se, a Imprensa catalã voltou a associar Roony Bardghji aos dragões. O extremo sueco, de 20 anos, foi equacionado no verão, mas deu preferência ao projeto do Barcelona, onde não tem jogado. Por isso, estará na disposição de sair para ter minutos. Contudo, o nosso jornal sabe que Bardghji não está na lista de alvos da SAD portista para este mês de janeiro.

