
Francesco Farioli
EPA
Declarações do treinador do FC Porto no empate (1-1) em casa do Viktoria Plzen, jogo da sétima jornada da Liga Europa
Leia também Rafa: "Queria voltar para casa. Surgiu uma possibilidade e aconteceu"
Tinha dito que este Plzen costuma sofrer poucos golos e que era preciso o FC Porto ser eficaz. O FC Porto teve chances para marcar, faltou essa eficácia? "Sim, faltou-nos um pouco de eficácia. Se virem o número de oportunidades que nós tivemos e as deles, eles tiveram dois remates fora de área e um golo. Nós tivemos as nossas oportunidades e falhámos um penálti, mas também falhámos outras ações e não estamos contentes com o resultado, mas levamos mais um ponto nesta longa jornada da Liga Europa que permite que, se fizermos o nosso trabalho contra o Rangers, possamos qualificar-nos diretamente [para os oitavos de final]. Por isso, é um ponto importante e deixo também uma palavra para o apoio importante dos adeptos".
Apoio dos adeptos a Samu é importante? "Não só pelos golos, mas também pelas exibições, vê-se a sua importância. No próximo penálti, a bola estará nas mãos dele e acabará no fundo das redes, não há dúvidas sobre isso. É um jogador que exige muito de si mesmo e é importante, mas jovem, e é normal ter estas emoções. Mas a reação de todos foi muito boa e diz muito do espírito deste grupo. Agora será importante, quando voltarmos ao hotel, soltarmo-nos das nossas emoções, porque a preparação para o Gil Vicente já começa e temos de estar focados no próximo jogo contra uma equipa que tem estado incrível. Recarregar e voltar à carga".
Fez substituições até ao final do jogo, subindo Bednarek no campo. Qual foi o objetivo? "Tentámos tudo. Se falarmos de claridade e eficácia, não foi o nosso melhor jogo em termos técnicos, mas conhecendo a fisicalidade do adversário, fizemos tudo ao nosso alcance. Ninguém tem arrependimentos, porque tentámos de tudo e tivemos as nossas chances, mas o futebol às vezes é assim e temos de aceitar, mudar a página, valorizar o ponto e preparar o jogo do Gil. Esse agora é o objetivo que é mais importante".
Terminar esta fase de liga em casa é o ideal? "Claro, precisaremos dos nossos adeptos no Dragão para um jogo grande contra uma equipa que é um clube gigante na Europa. Eles mudaram recentemente de treinador e estão numa fase positiva, mas uma fase de cada vez: primeiro o Gil e depois prepararemos o Rangers".

