Farioli e a importância da "famiglia portista" na renovação: "É uma das chaves..."

Francesco Farioli
FC Porto
Declarações de Francesco Farioli sobre a renovação com o FC Porto
Leia também Voleibol feminino: FC Porto bate Benfica pela margem máxima no Dragão Arena
Quais as sensações deste voto de confiança para renovar apenas seis meses após o início do projeto? "É uma grande emoção para mim e para a equipa técnica, porque acho que é uma prova incrível que o clube decidiu dar-nos, dar um passo na nossa direção e, especialmente, dar um passo juntos nesta jornada. Não há nada mais e nada melhor que possamos pedir. É uma sensação fantástica, o desejo de continuar a trabalhar juntos no mesmo ritmo, com o mesmo desejo e também com a mesma ambição."
Há alguma prova de confiança maior do que esta? "Para ser honesto, não. Acho que o gesto que o clube teve, mas também o timing, é importante, porque a primeira vez que o presidente moveu peças foi em novembro, dizendo que em poucas semanas o seu desejo de sentar e falar estaria lá. E, para ser honesto, desde o momento em que falámos, foi alguns dias antes do final de 2025, e hoje já estamos aqui com tudo assinado, especialmente com o mesmo desejo, com a mesma ambição, com um incrível compromisso e uma grande responsabilidade de representar um clube desta dimensão. Um clube e muitas pessoas que cada dia mais se tornam parte da minha família. Isso é absolutamente especial."
Quais são os principais princípios que compartilhou e desenvolveu com o clube até agora? "Há uma ligação forte que nasceu há alguns meses como um passo de fé de ambas as partes. Nestes meses conhecemo-nos melhor e está a crescer diariamente através do trabalho e do compromisso, como eu já disse, de todas as pessoas envolvidas neste projeto. Eu e o staff técnico, que representamos uma parte pequena numa organização tão grande, e também, claro, o trabalho do presidente e de todas as pessoas que estão com ele. É uma boa prova de compromisso, de conexão, de responsabilidade comum, e especialmente do desejo de tomar os próximos passos juntos. E estou muito grato por isso."
O que é que muda com este novo contrato? "Nas coisas formais, é um passo, é mais um ano, no papel, mas, acima de tudo, representa muito um desejo e uma visão comuns, sentimentos partilhados. A ambição e o desejo que nos levou a estarmos juntos e nos levou a continuarmos juntos."
Fala muito sobre a "famiglia portista". O que isso significa e quanto isso influenciou a decisão de renovar? "Acho que é uma das chaves, porque esta assinatura representa o trabalho de muitas pessoas, o compromisso de muitas pessoas e os sentimentos de muitas pessoas. Eu represento um pequeno pedaço do grande puzzle, mas, com certeza, o facto de me sentir em casa desde o primeiro dia, eu, a minha esposa, os meus filhos, que estão a crescer aqui, entrando profundamente na cultura da cidade, na cultura do país, é algo que está crescer cada dia mais. Já mencionei várias vezes o quão portistas os meus filhos são. É algo muito especial ter a minha família aqui comigo, a equipa técnica... Nasceu como um sentimento que se tornou num slogan, mas é algo que está realmente dentro, algo em que acreditamos muito. Os últimos dias no Algarve reforçaram muito este sentimento e esta conexão, e, esperamos, com este passo juntos, algo bom para a família portista na nossa jornada."

