Farioli e a estreia a marcar de Seko Fofana: "Todo o Dragão pôs a bola lá dentro"

Farioli e Seko Fofana
LUSA
Declarações de Francesco Farioli após o FC Porto-Sporting (1-1), jogo da 21.ª jornada da I Liga
Leia também Rui Borges: "O empate é pouco, fomos melhores em tudo"
Pede regularmente aos adeptos que encham estádios e eles correspondem sempre. O que pediu esta semana aos jogadores? Obedeceram? "Acho que é todas as semanas e às vezes duas vezes que os nossos adeptos são incríveis em casa e fora. A conexão é inacreditável, temos sorte por tê-los connosco, mas também estamos a tentar ao máximo dar-lhes uma razão para virem e acreditarem. Se virem hoje a imagem do nosso golo, acho que todo o Dragão pôs a bola lá dentro, porque ressaltou três ou quatro vezes e nunca saiu da área porque estava toda a gente a puxar. Não sei se acreditam em energias, mas esse empurrão do Dragão ajudou-nos de verdade a pôr a bola lá dentro. Esta equipa representa o ADN deste clube e é por isso que sempre vamos a algum lado, os adeptos estão conosco e ajudam-nos com cânticos, hoje durante mais de 90 minutos, porque começaram no aquecimento com um estádio cheio. Só posso estar grato à paixão e energias que nos enviaram".
Samu, Kiwior e Martim Fernandes saíram com queixas. Como está a equipa fisicamente, que demonstrou pouca energia no fim do jogo? "Pouca energia? No final, mais do que energia, foi o momento do jogo. Eles vieram com tudo, sem nada a perder e foi o único momento real em que tivemos de sofrer e defender baixo. Fisicamente estamos numa fase muito boa. Veremos amanhã o relatório, mas o 'vencer duelos' esteve lá e o que preencheu as vossas primeiras páginas esta semana foi porque é que Kiwior não jogou o jogo anterior. Ele vem de dois ou três anos em que não fez este jogo. Esta época já fez quase o dobro dos minutos que fez no ano passado e, numa época com tantos jogos, a gestão da energia física e mental é algo chave. O historial dos jogadores fala muito alto e é preciso respeitar isso. Kiwior vinha de um período de vários jogos a jogar a central e a lateral, esperemos que não seja nada sério. Ele estava positivo. Samu, não sei, temos de ver as imagens, as da tv não são as melhores, mas desejo-lhe que não seja nada sério. Martim foi no pé, vai ser avaliado amanhã. É tudo, é o que é, e aqui acho que o esforço do clube para reforçar a equipa e trazer Moffi, Fofana, Oskar [Pietuszewski] e Thiago Silva foi mais do que esperávamos ser possível. O clube fez um trabalho incrível com estas decisões de reforçar a equipa e estar pronto para abordar possíveis problemas. Desejamos que não seja nada sério com Martim e Samu, mas temos as ferramentas certas para esperar que regressem à equipa".
Seko Fofana estreou-se logo com um golo. O que achou da sua exibição e o que pode ele dar? "Não sou eu que o descobri, há uns anos foi o melhor jogador da Ligue 1, é um líder e alguém que combina um físico de topo com uma boa capacidade técnica. Também na sua carreira já teve grandes números em termos de contributos ofensivos e certamente será um jogador-chave para nos ajudar na progressão. Temos muitas competições para jogar e jogos, então, como todos os outros, está à disposição da equipa, com todos muito comprometidos. Rodrigo [Mora] entrou numa posição diferente, teve um contributo importante hoje e todos estão iguais, mentalizados. Agora é recarregar baterias e preparar o jogo de domingo".

