Farioli: "As palavras de Mourinho são factos, o que estamos a fazer é especial"

Porto, 11/12/2025 - O Futebol Clube do Porto recebeu esta noite o Malmo Fotbollforening no Estádio do Dragão em jogo a contar para a 6ª jornada da Fase Liga da UEFA Europa League 2025/26. Francesco Farioli (Miguel Pereira)
Miguel Pereira
Francesco Farioli é protagonista de uma extensa entrevista a O JOGO e Sport TV. Uma versão mais longa, com declarações exclusivas a O JOGO, estará disponível na edição impressa e digital desta terça-feira
O FC Porto tem uma vantagem de sete pontos para um rival, dez para o outro. O maior risco é as pessoas olharem para a vantagem como definitiva? "Não, acho que o apoio que recebemos no aeroporto antes de partirmos para os Açores e quando voltamos, não é sobre celebrar algo, é sobre dar-nos o impulso certo. É um lembrete das 'cicatrizes' que todos temos. Não sinto que haja uma celebração antecipada. Todos sabemos para onde queremos ir e estamos todos ligados. O entusiasmo e a adrenalina na cidade é algo que temos de fazer crescer e tornar especial. Os nossos adeptos estão a fazer um trabalho fantástico no Dragão e fora."
José Mourinho [Benfica] falou de uma primeira volta anormal do FC Porto. Rui Borges [Sporting] também falou do mérito do FC Porto. Como recebe estes elogios? "As palavras de Mourinho são factos, o que estamos a fazer é especial. Mas os recordes de meio de época não dão troféus. O que está feito, está feito. Não há nada para celebrar. Agora olhamos para o futuro. Janeiro será um mês muito importante: um jogo de Taça, um clássico aqui em casa a eliminar, jogos importantes na Liga onde não podemos vacilar, porque mesmo com um trajeto extraordinário tudo está em aberto. Os rivais estão aí e vão competir até ao fim. E dois jogos cruciais na Liga Europa. O objetivo é ficar no top 8 para evitar o playoff num calendário apertado. Temos muito trabalho e não há tempo para auto-celebrações. Vamos para o Algarve para trabalhar a condição física, refrescar a mente e estar com as famílias. 'La familia portista' são os adeptos, os jogadores, mas também as pessoas que estão connosco diariamente e esperam por nós em casa."
Que opinião tem destes dois rivais? "São dois grandes treinadores. Rui Borges é o atual campeão, o trabalho que fizeram na liga e na Europa é ótimo. E sobre Mourinho, ele é uma das principais referências para qualquer treinador de futebol. O número de títulos que ganhou, como mudou o futebol, a sua capacidade de reinventar o jogo e o seu impacto na indústria... ele é e será sempre um dos melhores do mundo."


