Comparações com o campeão inglês de 2015/16 são inevitáveis, mas os minhotos fazem mais
Corpo do artigo
As comparações entre o Famalicão e o Leicester, campeão inglês em 2015/16, já deixaram de estar cingidas aos ferrenhos adeptos dos minhotos.
Na verdade, o paralelo estabelecido entre a atual campanha do "Fama" e essa gloriosa temporada dos ingleses vai ganhando mais força a cada jornada que passa. No entanto, nem os foxes estavam tão bem à passagem da sétima jornada dessa época. Na altura, o conjunto então orientado por Claudio Ranieri tinha 12 pontos (menos sete que o Famalicão) e estava quatro pontos atrás do líder Manchester United, com 15 golos marcados (menos um que o "Vila Nova") e 14 sofridos (metade da marca atual da formação de João Pedro Sousa).
A defesa permeável do Leicester era uma preocupação para Ranieri, que em meados de setembro disse aos jogadores que iria dar pizza ao grupo sempre que este não sofresse golos. Certo é que a equipa só consentiu mais 22 golos em 31 jornadas. Por agora, João Pedro Sousa não parece sentir necessidade de prometer pizza aos minhotos...
Os foxes tinham 12 pontos à passagem da sétima jornada na época que culminou com o título, marcavam menos e sofriam mais golos. Não há outro recém-promovido no topo das principais ligas
Além do mais, não há outro recém-promovido que esteja no topo de um campeonato das dez principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, França, Rússia, Portugal, Bélgica, Holanda e Ucrânia).
O clube que mais se aproxima do feito famalicense é o Granada (Espanha), equipa onde jogam os portugueses Rui Silva e Domingos Duarte, que está em segundo lugar, com 14 pontos, na liga espanhola, um ponto atrás do Real Madrid.
11361355