Famalicão com segunda volta de nível europeu: só os quatro grandes fizeram melhor
Sete vitórias em 11 jogos dão 21 pontos aos minhotos após viragem da Liga. Melhor só Benfica, FC Porto, Braga e Sporting; Famalicenses piscam o olho a voos mais ambiciosos, via campeonato, com uma recuperação assinalável. Arouca (19 pontos) e V. Guimarães (17) têm um registo pior. E ainda há a porta da Taça de Portugal...
Corpo do artigo
Sete vitórias em 11 jogos traduzem-se em 21 pontos para o Famalicão na segunda volta, fazendo deste um registo digno de um candidato às provas europeias. Os números mostram isso mesmo, pois melhor do que os minhotos só FC Porto (28 pontos), Benfica (27), Braga (25) e Sporting (24), ou seja, o quarteto que vai na frente do campeonato. Deste modo, o "Fama" está a fazer melhor do que Arouca (19 pontos) e Vitória (17), quinto e sexto classificados, respetivamente.
A média de 1,9 pontos por jogo neste hiato é superior aos 1,4 pontos de 2019/20, época da melhor classificação de sempre dos minhotos, que valeu um sexto lugar, a um ponto da qualificação para a Liga Europa. Aliás, nessa temporada, a segunda volta deu 24 pontos, sendo que o melhor pecúlio, conseguido na época seguinte, com Ivo Vieira ao leme (26 pontos), também está ao alcance e que valeu, tal como em 2019/20, a luta pelo apuramento europeu até à derradeira jornada.
Em quatro possíveis, esta é a terceira época em que o clube volta a participar na luta europeia. Na semana passada, Miguel Ribeiro, presidente da SAD, assumiu que esse é um objetivo que acabará por ser conseguido. "Se vamos à Europa este ano, ou na próxima época ou daqui a dois anos, não sei responder. A ambição da SAD é competir por estes objetivos. Ainda não o conseguimos nestes três anos, mas seguramente nos próximos três vamos conseguir", referiu, à margem da visita de João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e Desporto, ao clube.
Bem mais difícil será igualar, ou superar, os 54 pontos conseguidos em 2019/20. Com sete rondas por realizar, e 21 pontos em disputa, o Famalicão teria, pelo menos, de vencer cinco jogos. Voltando à hipótese europeia, importa frisar que essa porta ainda está aberta por via da conquista inédita da Taça de Portugal.