Ex-Benfica jogou com Alan Varela: "Tem características similares ao Enzo Fernández"
Antigo central do Benfica acompanhou o reforço portista no Boca, a quem augura impacto forte em Portugal e fala de caraterísticas parecidas com Enzo Fernández. Médio estreou-se com o Arouca e deu nas vistas pela qualidade do passe e recuperações. Lisandro López destaca ainda a riqueza tática e a visão alargada. Paragem servirá para completar adaptação.
Corpo do artigo
Duas semanas e meia depois de ter assinado contrato, Alan Varela, um dos reforços que mais expectativas criou nos adeptos azuis e brancos, estreou-se pelo FC Porto, entrando na segunda parte do encontro com o Arouca. Foram 63 minutos em campo - somando os descontos - que serviram para confirmar as credenciais e também que chegou mesmo com bom andamento.
Alan destacou-se pela qualidade do passe, tendo terminado com 91,7% de sucesso, tendo acertado todos os cinco passes que efetuou para o último terço do terreno, o que demonstra a extensão do seu futebol. O argentino teve, ainda, 78% de ações bem sucedidas e, a nível defensivo, terminou com 10 recuperações de bola, oito das quais no meio campo ofensivo.
Números interessantes, sobretudo para quem fez o primeiro jogo numa equipa com dinâmicas totalmente diferentes das que estava habituado no Boca Juniors. Contratado a meio de agosto - o FC Porto pagou oito milhões de euros pelo seu passe -, Varela não teve a sua inscrição na Liga completada a tempo de ser opção com o Farense, mas já foi convocado para o Rio Ave. Por causa das vicissitudes da partida, acabou por não entrar, adiando a estreia para o último domingo e logo num Dragão a abarrotar. O resultado é que não foi o ideal. Agora, Alan vai aproveitar esta paragem das competições para terminar o período de adaptação à nova realidade e, seguramente, Sérgio Conceição também irá aproveitar para aprimorar alguns aspetos táticos do argentino, forte candidato ao onze quando o campeonato regressar.
Quem não tem dúvidas do sucesso que poderá alcançar em Portugal é Lisandro López, o central argentino que atuou três anos e meio no Benfica e que partilhou o balneário com o reforço portista no emblema de Buenos Aires, onde o médio se começou a impor em 2020, ganhando logo destaque nos xeneize, ainda jogava Carlos Tévez. "Conheço-o muito bem, estava por perto quando ele chegou à primeira equipa e logo deu os primeiros passos como profissional. Chega num grande momento à Europa. Era o esperado, desde que o vi a primeira vez, percebia que tinha condições para triunfar no Boca e, logo depois, no futebol europeu", denota Lisandro López, de 33 anos.
O antigo central do Benfica, hoje treinado por Pedro Emanuel na Arábia Saudita (Al Khaleej), augura-lhe um grande futuro na Europa. "Mesmo sendo Alan ainda um jovem, já tem uma maturidade assinalável como profissional. Já tem mais de 100 jogos, seguramente será importante no plantel e na equipa do FC Porto. Ajudará muito", garante, enunciando os aspetos mais fortes que poderão prevalecer numa rápida chegada ao onze. "Alan é muito técnico, tem imensa qualidade quando tem a bola no pé e tem uma visão alargada do campo. Consegue ser também muito forte na marcação. Posso considerá-lo um jogador muito completo", elogia o central que atua no futebol saudita.
"Tem realmente características similares ao Enzo Fernández"
Lisandro López atreve-se mesmo a comparar o impacto que Alan pode ter nos dragões com o de Enzo Fernández no Benfica, que ao fim de seis meses foi vendido ao Chlesea por 121 milhões de euros. "Têm realmente algumas características similares. Jogam muito bem e são ricos taticamente. Espero que o Varela também se adapte rápido à Liga Portuguesa para demonstrar quanto antes todas as suas condições", remata.