Extremo admite que não está ainda com o andamento que apresentou no Brasil, mas explica que o tempo é factor-chave para melhorar a performance e adquirir confiança
Corpo do artigo
Everton chegou com o estatuto de uma das contratações mais sonantes do Benfica, pelos 20 milhões de euros investidos, e tem sido indiscutível, somando 13 jogos e dois golos, o último dos quais que ofereceu a vitória na Madeira.
Soma dois golos e cinco assistências nos 13 encontros que realizou de águia ao peito
Nos Barreiros, o jogador de 24 anos ex-Grémio, que tinha andado com menos intervenção no plano ofensivo apesar das cinco assistências no bolso, fez os 90 minutos mais em jogo desde que chegou a Portugal, pois melhorou na integração coletiva batendo as médias até aqui conseguidas.
Realizou 95 ações (a média era de 70,5), duplicou os cruzamentos (fez quatro), lutou mais pela bola, já que disputou 34 duelos quando por jogo tinha uma estimativa de 25,4 por partida.
No capítulo do passe galgou: recebeu mais passes, devolveu mais vezes aos colegas e destacou-se principalmente na criação de jogo ofensivo e com risco: fez seis passes para o último terço e oito para a grande área, ambos vetores em que somava médias de 2,9 por jogo.
"A equipa tem dado confiança. Todos os atletas quando mudam para a Europa precisam de adaptação a um futebol mais físico, rápido e intenso. Tenho trabalhado para melhorar. Ainda não estou no nível máximo, mas vou focar-me para crescer e ganhar confiança para ajudar a equipa", explicou o brasileiro na conferência de Imprensa de antevisão ao jogo com o Lech Poznan, garantindo que "o Benfica" tem de estar preparado para jogos decisivos, para um mês de decisões" e que, "colocando em prática as ideias, as coisas vão acontecer naturalmente".
Assinalando que as vitórias dão "confiança e tornam uma equipa leve", Everton comenta ainda o regresso de Darwin, uruguaio que recuperou de covid-19, valorizando mais um ativo para os jogos grandes: "É um grande jogador, de seleção, quantos mais tivermos à disposição mais forte estará a equipa. O Darwin vai acrescentar e dar tudo para podermos sair vitoriosos nos desafios adiante."