Evanilson e Galeno já entram na equação e Estoril serve de rampa para a Champions
Os dois avançados ainda estão em tratamento, mas Conceição já os poderá chamar para a receção ao Estoril de forma a embalarem para a Champions. A poucos dias da decisão europeia, o treinador vai recebendo indicações positivas dos lesionados. Os dois brasileiros não deverão estar em condições de fazer 90", mas aumentam as escolhas.
Corpo do artigo
Evanilson e Galeno têm dado sinais positivos nos últimos dias e tudo indica que hoje já vão ser convocados por Sérgio Conceição para a receção ao Estoril (amanhã, 20h30). Aumentam, assim, as opções para o treinador a poucos dias da visita do Inter de Milão, que ditará o futuro do FC Porto na Liga dos Campeões.
Ontem, os dois brasileiros ainda se limitaram a fazer tratamento, mas como estamos a falar de lesões musculares todas as horas são importantes. Nesse sentido, a decisão de os utilizar frente aos canarinhos só será tomada mais perto do apito inicial. Refira-se, contudo, que não é de esperar que entrem diretamente para o onze.
O plano dos responsáveis portistas passa por dar minutos ao avançado e ao ala frente ao Estoril para que recuperem ritmo competitivo tendo em vista a decisão europeia de terça-feira com o Inter de Milão. Para esse jogo, recorde-se, Otávio não estará disponível, por ter sido expulso em Milão, e a disponibilidade de Galeno e Evanilson permite a Conceição, por exemplo, usar Pepê no papel do "Baixinho" ou juntar Taremi ao seu parceiro habitual.
Amanhã, o mais certo é que o treinador portista mantenha o esquema dos últimos jogos, com Namaso no ataque, faltando saber se também Toni Martínez continua ou se Medhi avança para o onze para "aquecer" o motor para o Inter. Nesta fase da temporada, todos os cuidados são poucos com a gestão física dos jogadores e o FC Porto que o diga. Há duas semanas tinha sete jogadores no estaleiro e no último jogo, por exemplo, Pepê começou no banco por não ter feito qualquer treino ao longo da semana. Depois da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o calendário vai dar tréguas - até porque haverá paragem das competições internas por causa das seleções - e a partir dessa altura Sérgio Conceição terá maior margem de manobra na administração dos ativos.
Até lá terá de ir resolvendo os problemas que vão surgindo sendo que nesta receção ao Estoril o panorama clínico já estará mais desanuviado e também já terá de volta João Mário e Uribe, que cumpriram castigo com o Chaves.
Avançado tem adiado o 100.º jogo
Evanilson bateu à porta do centésimo jogo pelo FC Porto desde que foi utilizado em Milão, de onde saiu novamente lesionado. Recorde-se que esteve em dúvida para esse encontro, depois de duas semanas de baixa. Desde então, o avançado falhou os encontros com o Gil Vicente e o Chaves, adiando a marca redonda de azul e branco. Se tudo correr conforme o planeado pelos responsáveis portistas, será o Estoril a apadrinhar o registo, uma equipa a quem Evanilson ainda não conseguiu marcar em três tentativas, mesmo tendo sido sempre titular...