Evanilson terminou o jogo com o o Ac. Viseu com queixas na coxa esquerda; Fábio Cardoso, que já não atuou no Fontelo, tem um problema no gémeo esquerdo.
Corpo do artigo
O arranque da "operação clássico" no centro de treinos do Olival não foi portador de boas notícias para Sérgio Conceição.
Reavaliado à lesão muscular que sofreu na coxa esquerda durante o jogo com o Ac. Viseu, Evanilson deu entrada no boletim clínico do FC Porto e é carta fora do baralho para o confronto de domingo (18h00), com o Sporting.
A indisponibilidade do avançado adensa as dores de cabeça do treinador dos dragões, que já tinha em mãos uma situação delicada em termos físicos. Contudo, sabe O JOGO, é de prever que o camisola 30 recupere em cerca de dez dias, ou seja, a tempo de defrontar o Inter na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, a 22 de fevereiro, em Milão.
A outra novidade da sessão de trabalho de ontem, quinta-feira, foi a indisponibilidade de Fábio Cardoso. O defesa também está a contas com um problema muscular, no gémeo esquerdo, que já o afastou dos "quartos" da Taça de Portugal, e é muito pouco provável que esteja apto para defrontar o rival leonino. Neste caso, porém, o impacto nas opções será menor, uma vez que Pepe e Marcano formaram a dupla titular do eixo nos últimos seis jogos, com rendimento superior (nenhum golo sofrido).
As lesões de Evanilson e Cardoso significam que o plantel do FC Porto tem, agora, sete jogadores entregues aos cuidados do departamento médico - Meixedo, Wendell, Stephen Eustáquio, Otávio e Veron são os outros cinco. Uma autêntica razia, numa fase em que o calendário não dá tréguas aos campeões nacionais. Contudo, e de olho no clássico com o Sporting, os dragões ainda acalentam esperança em relação à eventual recuperação de Wendell, Eustáquio e Otávio, mas em graus distintos. Os sinais deixados pelos dois primeiros são mais positivos, mas a evolução terá de ser avaliada numa base diária até domingo, dia da visita à capital. O "Baixinho", que celebrou ontem o 28.º aniversário, também está enquadrado nesta lógica de contrarrelógio, mas afigura-se como hipótese menos provável para o duelo da 20.ª jornada da I Liga.
Se, por outro lado, a razia se mantiver, Sérgio Conceição terá de voltar a encontrar alternativas, sendo sabido - e como o próprio costuma frisar - que o técnico tem confiança em todos os elementos do plantel. Exemplo disso mesmo é a continuidade de Vasco Sousa nos treinos da equipa principal. O jovem médio, 19 anos, estreou-se na receção ao Vizela, no último fim de semana e, apesar de não ter entrado na ficha de jogo contra o Ac. Viseu, integrou a comitiva. Hoje (10h30), há nova sessão matinal no Olival. Conceição cruza os dedos na esperança de receber (boas) notícias.