Evanilson a 100% no Dragão: "Mercado? A cabeça dele nunca esteve fora do FC Porto"
Márcio Barros, amigo e agente, afiança a O JOGO que os rumores de mercado passam ao lado do avançado. Brasileiro iniciou 2022/23 com o objetivo de "fazer uma grande" Champions e conquistar, pelo menos, "dois títulos". Os três golos marcados em apenas sete remates representam uma eficácia ímpar na carreira.
Corpo do artigo
Do todo-poderoso Manchester United ao mais modesto Brighton, Evanilson foi associado a alguns clubes europeus no começo desta janela de transferências, mas é pelo FC Porto que vai fazendo mossa nos adversários. O avançado leva três golos em apenas sete remates realizados nos primeiros quatro jogos de 2022/23 e a eficácia, ímpar na carreira [ver infografia abaixo], motivou o aparecimento de mais rumores nos últimos dias.
Desta vez seria o Newcastle quem estaria de olho no brasileiro, detentor da cláusula de rescisão mais elevada do plantel (100 milhões de euros), mas Sérgio Conceição e os adeptos podem respirar de alívio porque o futuro passará pelo Dragão.
"A ideia dele é continuar no FC Porto esta época e tem mostrado ao treinador [Sérgio Conceição] que pode contar com ele. O foco do Evanilson é 100% no FC Porto", refere a O JOGO Márcio Barros, amigo e agente do dianteiro, garantindo que as notícias de alegados pretendentes lhe passaram ao lado. "É difícil falar sobre especulações. É óbvio que todos os jogadores pensam numa transferência se essa possibilidade surgir. O Evanilson não é exceção. Mas a cabeça dele nunca esteve fora do FC Porto", reitera.
Uma prova desse compromisso foi "a preocupação" de Evanilson em "se preparar nas férias para poder começar bem". "Fez um trabalho específico de força e não só para poder estar num nível forte no arranque", revela Márcio Barros. "Ele [Evanilson] partiu para esta época mais concentrado, preparado e com vontade de repetir o que fez o ano passado", prossegue o empresário.
Aliás, o jogador de 22 anos, que em 2021/22 apontou 21 golos e assistiu para cinco, até acredita que poderá melhorar esse rendimento. "Tem umas metas um pouco maiores em termos de golos e assistências e está muito motivado para fazer uma grande Champions e conquistar, pelo menos, mais dois títulos pelo clube. O objetivo é fazer uma época grandiosa", indica.
Evanilson vai para a terceira temporada no FC Porto e, segundo Márcio Barros, a transformação a nível físico e psicológico é bem evidente para quem já o conhecia do Brasileirão.
"Ele amadureceu bastante. No início teve algumas dificuldades, porque sair do Brasil para jogar na Europa é difícil, mas dá para perceber que cresceu muito. Está mais adaptado à intensidade do jogo e a essa parte mais física", constata o agente. "Hoje consegue aguentar os 90 minutos e, na parte tática, faz tudo o que o treinador pede. Mas a evolução dele na parte física é clara", nota, esperançado de que a curva ascendente se prolongue por vários anos.