Júlio César, antigo guarda-redes do Benfica, marcou presença num evento a propósito do dérbi e falou sobre esse jogo com o Sporting e também das contas do campeonato.
Corpo do artigo
De fora como vai sentir este dérbi?
"Um dérbi é sempre especial, em qualquer país, é um campeonato à parte, tenho a certeza que o Benfica se vai preparar bem para conseguir os pontos e a partir do momento em que se vence o dérbi isso traz muita confiança"
A distância do FC Porto torna o dérbi decisivo para o Benfica?
"Apesar da distancia, o campeonato só acaba quando se entrega o troféu. É uma distância considerável, mas ainda não está nada definido. No futebol já vimos coisas acontecer que nunca imaginávamos. Estou confiante que o Benfica pode ultrapassar o FC Porto e conseguir o título. Senão são dois anos que o Benfica não conquista o título"
Como jogador, em 2015/2016, passou por um contexto em que inverteu uma desvantagem como esta. Vê capacidade neste plantel para fazer o mesmo?
"Pode ser um grande exemplo para o grupo atual. Basicamente, é continuar a trabalhar, focados para manter a pressão em cima do FC Porto".
Que opinião tem sobre Bruno Lage?
"Não o conhecia. Se o presidente e as pessoas responsáveis o escolheram para ser o treinador da equipa principal, sabem bem o que estão a fazer".
Quem é favorito para o dérbi?
"É difícil responder. O Benfica teve uma injeção de ânimo com a troca de treinador, mas um dérbi é um dérbi ..."
Como vê a prestação dos dois guarda-redes: Renan e Vlachodymos?
"São dois guarda-redes que, apesar de jovens, têm estado muito bem. Já tive oportunidade de conhecer pessoalmente o Renan, um rapaz que já mostrou as suas capacidades no Brasil e está a mostrar as suas capacidades. Já o Odysseas vem crescendo a cada partida e está a conquistar a confiança dos adeptos e do staff do Benfica. E não é fácil substituir o Ederson, que aproveitou bem as oportunidades"
Pensa voltar ao Benfica com outras funções?
"Não posso dizer que desta água não beberei. Deixei uma boa imagem na passagem pelo Benfica e um respeito muito grande pelos profissionais que lá estão, principalmente pelo presidente Luís Filipe Vieira. De vez em quando quando falo com ele. Deixei uma boa aberta ...".