Dez dos 23 convocados do Brasil já jogaram no palco do jogo de sábado, na sua maioria atuais ou ex-jogadores portistas.
Corpo do artigo
O Brasil enfrenta o Panamá no sábado, no Estádio Dragão, e o verbo regressar é conjugado por quase metade dos 23 convocados de Tite. Danilo é o recordista numa lista que vai voltar a mexer depois das seleções, com a receção do FC Porto ao Liverpool, equipa de Alisson e Firmino.
Alisson, Fabinho e Firmino voltarão em abril. Alex Telles precisa da próxima época para bater Danilo. Alex Sandro e Ederson jogam no Dragão pela terceira equipa diferente.
Thiago Silva vestiu de azul e branco, mas só na B.Logicamente que nenhum jogador repete a viagem do Brasil ao Porto de 2003 - última presença do Escrete no nosso país -, mas, entre antigos jogadores do FC Porto e adversários, comuns ou ocasionais, dos azuis e brancos, dez brasileiros já jogaram no palco que acolhe o encontro.
O recordista é o lateral Danilo, que aterrou na Invicta na segunda metade da época 2011/12 e saiu para o Real Madrid no final da temporada 2014/15, curiosamente com a semelhança de, tal como Éder Militão, ter visto a transferência confirmada no mês de março. Para trás, conforme exibe a infografia ao lado, ficaram 75 jogos.
Alex Sandro está perto e é já visitou o Dragão como adversário, nos oitavos de final da Liga dos Campeões de 2016/17, pela Juventus - venceu por 2-0. Casemiro, além de Alex Telles, claro, é outro convocado brasileiro com ligações ao FC Porto, mas ainda há o caso curioso de Thiago Silva: o central do PSG vestiu a camisola dos dragões em 2004, mas apenas pela formação B.
À exceção de Ederson, que visitou o Dragão com as camisolas de Rio Ave e Benfica, os restantes brasileiros estiveram na Invicta em partidas da Liga dos Campeões e, em breve, essa competição vai fazer a lista crescer em número de jogos e jogadores. Roberto Firmino voltará em abril, pelo Liverpool, onde também estará Alisson, guarda-redes e irmão de Muriel, do Belenenses. Nos reds atua ainda Fabinho, internacional brasileiro que pertenceu ao Rio Ave, mas ainda não jogou no Dragão.