Mais de 400 mil pessoas assistiram aos primeiros nove jogos em casa esta época, no número mais alto de sempre registado em igual período desde a inauguração do recinto
Corpo do artigo
Se há coisa de que o FC Porto não se pode queixar nestes primeiros meses de época é de falta de apoio, sobretudo nos jogos em casa.
As nove partidas que o Estádio do Dragão recebeu, entre campeonato e Liga dos Campeões, já levaram mais de 405 mil pessoas às bancadas, num número bem acima do registado em todas as temporadas anteriores, em igual período.
Os dados completos estão expostos na infografia em baixo, num ponto de situação que importa fazer agora que, por força do iminente Mundial do Catar, a casa dos portistas só voltará a receber desafios da liga a 28 de dezembro, com a visita do Arouca.
É certo que o calendário também contribuiu para esta afluência, uma vez que Sporting, Braga e Benfica já visitaram os azuis e brancos, além de Bayer Leverkusen e Atlético de Madrid, mas também é verdade que até os jogos menos mediáticos tiveram o estádio bem composto, como no último desafio, frente ao Paços de Ferreira. Quase 42 mil pessoas assistiram à receção ao último classificado, num dado que também ganha relevância atendendo à posição não muito favorável dos campeões nacionais na tabela. Nas nove partidas, só a receção ao Brugge não ultrapassou os 40 mil adeptos, embora tivesse andado lá perto, fazendo com a lotação média seja de 89,9%. Se olharmos apenas ao campeonato, a percentagem sobe para os 91,9, acima de todos os adversários. Por outro lado, as 405077 entradas de 2022/23 também superam os primeiros encontros de sempre no Dragão, numa época (2003/04) em que para além do entusiasmo por um recinto novo em folha havia uma equipa numa caminhada imparável até ao título nacional e à conquista da Champions. Melhor, neste intervalo, só em 2014/15, com cerca de 377 mil pessoas.
Antes do tal jogo com o Arouca, será a Taça Liga a abrir as portas do Dragão, com as visitas de Mafra (25 de novembro) e Vizela (16 de dezembro), já com o Mundial em andamento. Até lá, o FC Porto visita o mesmo Mafra, amanhã, para a Taça de Portugal, e o Boavista, no sábado, na 13.ª jornada.