
Miguel Pereira
Estádio do Dragão cumpre este domingo 22 anos desde a sua inauguração, frente ao Barcelona, que contou com a estreia de Messi, e nunca recebeu tanta gente em jogos oficiais. Último ano de vida do recinto recebeu apenas 20 jogos, mas a média de espectadores supera os 40 mil. Há obras de melhoramento em andamento e, pela primeira vez, os lugares anuais têm lista de espera.
Corpo do artigo
Inaugurado a 16 de novembro de 2003, o Dragão celebra este domingo o 22º aniversário, numa altura de grande pujança à boleia dos resultados da equipa, das obras de melhoramento que recebeu - e ainda vai receber - e também da militância. Após a demolição do antigo Estádio das Antas, que tinha capacidade para 55 mil pessoas, o novo recinto, que se tornou numa referência arquitetónica, encheu-se de gente para assistir ao jogo inaugural, de cariz amigável, contra o Barcelona, mas, devido a problemas no relvado, só abriu as portas oficialmente três meses depois. Desde então, recebeu 523 partidas do FC Porto, presenciadas por mais de 16,5 milhões de pessoas, ainda que algumas, devido à pandemia, tenham sido à porta fechada ou com a lotação limitada.
Leia também RD Congo afasta Nigéria e atinge play-off do Mundial... que vale bónus milionário
O JOGO fez as contas e este último ano foi o melhor de sempre no que diz respeito a espetadores: 40 598 portistas assistiram, em média, aos 20 jogos caseiros da sua equipa desde 16 novembro de 2024. É verdade, como se pode ver na infografia, que no primeiro ano do estádio o valor foi um pouco superior (41593), mas a contabilidade é de apenas nove meses, visto que só houve jogos oficiais a partir de fevereiro, como já referimos. Ano completo, com 12 meses de jogos contados, este foi o melhor, numa altura em que o clube aumentou exponencialmente o número de sócios, mas sobretudo de lugares anuais, que ultrapassam os 32 mil, e têm, pela primeira vez, uma lista de espera.
Como o FC Porto só teve 20 jogos em casa, os últimos 12 meses não foram, naturalmente, os que receberam mais gente. Esse registo está em 1 062 285 espetadores, contabilizados de novembro de 2017 a novembro de 2018. Os piores anos foram, naturalmente, os da pandemia.

O recorde de assistência, recorde-se, continua a ser a receção ao Deportivo da Corunha, com 50 818 espetadores presentes, uma marca que permanecerá imbatível - a menos que o recinto sofra obras de ampliação - porque, entretanto, a lotação do estádio baixou para 50 033, para cumprir as normas de segurança da UEFA.
Na sequência da parceria comercial estabelecida com a Ithaka, o estádio do FC Porto está a receber melhoramentos ao nível das infraestruturas, da tecnologia e dos serviços. Um novo sistema de luzes está prestes a ser inaugurado, a cobertura vai ser totalmente renovada e os camarotes foram modernizados.
Na história do Dragão não faltam, claro, jogos icónicos, alguns dos quais com espaço próprio no museu do clube, com o célebre clássico com o Benfica, de 2012/2013, que acabaria por dar o título aos portistas, ganho com um golo de Kelvin aos 90"+2".

