Começa esta sexta-feira o Campeonato de Portugal, a maior prova nacional do futebol português que engloba 72 clubes, do Norte às ilhas.
Corpo do artigo
Arranca esta sexta-feira com o Leiria-Beira-Mar (20h15, Canal 11) o maior campeonato do futebol português.
De Bragança ao Algarve - e sem esquecer as ilhas - são 72 os clubes que lutam por, apenas, duas vagas de acesso à II Liga. O JOGO reuniu os principais candidatos das quatro séries, mas também elencou ao lado alguns dos nomes a seguir nesta nova edição da prova que também é conhecida como o campeonato das oportunidades.
Competição é dividida por duas fases, sendo que o play-off decide quais as duas formações que sobem à II Liga. O JOGO elenca os principais sonhadores de cada série, bem como os nomes de futuro a seguir
Bês ambiciosos e um Vizela azarado
As equipas B de Braga e V. Guimarães protagonizaram inesperadas descidas na II Liga na época anterior. Ora, a fava da despromoção da dupla minhota calhou à Série A que ficou, assim, ainda mais forte. Arsenalistas e vitorianos querem regressar ao segundo escalão, mas não são os únicos. O Vizela, eliminado nos play-off das últimas duas edições, voltou a apostar na promoção, tendo contratado Álvaro Pacheco, treinador ex-Fafe. Os fafenses são outro dos emblemas a ter em conta, bem como o estreante Berço.
Arouca assumido e leão Lourosa de garras afiadas
Na Série B, e depois de ter disputado o play-off em 2018/19, o "leão" Lourosa volta a ser candidato. Hugo Mendes "roubou" o treinador ao rival Espinho, e com Rui Quinta foram três jogadores. Na equação junta-se o Arouca, recém-despromovido que assume que quer voltar pela mão de Henrique Nunes, técnico que já conseguiu esse feito na vila. O Espinho também esteve no play-off da pretérita época, mas perdeu vários titulares. Valadares, Ginásio Figueirense e Castro Daire são os debutantes.
Dois eternos sonhadores baralhados por aveirenses
Vencedor da Série D no último ano, o Praiense falhou a subida, mas não desarma. Todos os reforços sabem que o caminho apontado pelo clube da ilha Terceira (Açores) é "rumo à II Liga", mote que é, de resto, utilizado na comunicação dos açorianos. O Leiria, que morreu na praia nos dois anos anteriores, também venceu a sua série (C) em 2018/19, mas, tal como os açorianos, caiu nas meias-finais. De Aveiro chegam mais dois possíveis candidatos. O Anadia não conseguiu lugar no play-off, mas ficou lá perto e pode complicar as contas dos adversários. O mesmo pode acontecer com o Beira-Mar, formação cheia de história, mística e vontade de reviver os tempo áureos. O ano é de estreia para Condeixa, U. Santarém e Fontinhas.
Série D: lisboetas e um histórico nos favoritos
Na Série D haverá uma luta previsivelmente repartida por clubes da Grande Lisboa e por um histórico que mora no Algarve e que é, aliás, o emblema mais a sul do país: o Olhanense. Os algarvios mantiveram Vasco Faísca no comando, mas a concorrência será bem pesada. O Alverca, detido por uma SAD ambiciosa, reforçou-se muito e aparentemente bem. O Real esteve na II Liga em 2017/18 e já na temporada anterior estruturou-se com o intuito de voltar, ao passo que Oriental e Amora também procuram algo mais. Sintra Football e Lusitano de Évora anseiam pela estreia.
Jogadores a seguir
James Arthur - MC (Fafe)
Kiko Bondoso - AD (Vizela)
Remy - AD (Berço)
Paulinho - AE (Braga B)
Vitinha - LD (Lourosa)
Edson - MO (Sanjoanense)
Valdu Tê - AV (Arouca)
Diogo Pedras - AV (Gondomar)
Lameira - MD (Leiria)
Diego Raposo - MO (Beira-Mar)
Leandro Vieira - AD (Anadia)
Diogo Silva - MO (BC Branco)
Andrezinho - MO (Alverca)
João Vasco - AV (Olhanense)
Felipe Ryan - MO (Amora)
Adílio Varela - AV (Amora)