Encher o copo com a Taça: época "com chave de prata", "aceitável" e "saldo positivo"
Dragões atacam "triplete" inédito no reinado de Conceição. Na Europa dos grandes, só Manchester City ou Inter podem fechar a época com tantos troféus no museu. A vitória na prova rainha faria os adeptos aceitarem melhor a temporada, em que o treinador alcançou o objetivo mínimo em todas as competições. Por isso, há até quem peça à SAD a renovação de Conceição.
Corpo do artigo
A perda irreparável do campeonato dificilmente tornará esta época um copo cheio até à borda para os adeptos do FC Porto (o próprio Sérgio Conceição já assumiu isso mesmo), mas a Taça de Portugal, que os dragões discutem no domingo com o Braga, poderá influenciar a forma como olham para ele: meio cheio, em caso de triunfo, ou meio vazio, no caso de derrota.
Embora a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira e da Taça da Liga garanta ao clube azul e branco o estatuto de mais titulado em Portugal em 2022/23, a conquista da prova rainha elevá-lo-ia a outro patamar. Além de representar um "triplete" inédito desde o início do reinado de Sérgio Conceição, ainda lhe permitiria fechar a temporada como um dos clubes que mais títulos ergueram esta temporada nas principais nações da Europa do futebol. Só o Manchester City, que ainda pode juntar a Liga dos Campeões e a Taça de Inglaterra à Premier League, e o Inter, que discute a glória europeia com os ingleses e já venceu a Supertaça e a Taça de Itália, poderão terminar com igual número de "canecos" - Barcelona (Espanha), Bayern Munique (Alemanha) e Paris Saint-Germain (França) têm dois, mas nos respetivos países não se disputa a Taça da Liga.
Questionados por O JOGO sobre o que representaria a conquista da Taça de Portugal para esta época, Manuel Serrão, Paulo Teixeira e Carlos Tê afinam pelo mesmo diapasão: seria positiva. No entanto, o facto de o Braga ter terminado a liga no terceiro lugar obriga a antevisões cautelosas.
"Será um jogo entre duas grandes equipas, que pela posição que ocuparam no campeonato mostra que praticam bom futebol. É uma incógnita, mas espero que saia a favor do FC Porto, referiu Paulo Teixeira, que lamenta não estarem reunidas as melhores condições para os adeptos no Jamor. "E logo com duas equipas do Norte. É o país que temos, centralista", afirma o jurista, enquanto Carlos Tê encara "com alguma reserva a mudança de guarda-redes" prevista, com a entrada de Cláudio Ramos para a saída de Diogo Costa. "Remete-me sempre para a última final com o Braga, em que o José Peseiro pôs o Helton no lugar do Casillas e ele deu uma fífia monumental que determinou a entrega da taça ao Braga. Espero que o Cláudio Ramos esteja à altura", refere o escritor.
Os últimos dias têm sido marcados por notícias a dar conta do interesse de clubes do exterior em Sérgio Conceição, o que faz Manuel Serrão formular um desejo. "Espero que fique. Aliás, que renove, de preferência, para a próxima época não ser a última", pede o empresário, antes de se dirigir também à SAD. "Espero que esteja em condições de dar um plantel melhor do que o de este ano", aponta. Afinal, o campeonato está bem atravessado na garganta dos portistas e só a Taça de Portugal os fará digerir mais facilmente esta temporada.
Sérgio pode ser o décimo a bisar
Conceição pode alcançar no domingo um feito com 15 anos: desde 2008, quando Paulo Bento conduziu o Sporting à vitória frente ao... FC Porto, que nenhum treinador vence a Taça de Portugal em duas épocas seguidas. Antes, já János Biri, Cândido de Oliveira, Ted Smith, Mário Lino, José Maria Pedroto, John Mortimore, Fernando Santos e Jesualdo Ferreira o haviam conseguido. Sérgio pode ser o décimo. Apenas estes dois últimos conseguiram esse feito ao serviço do FC Porto. Pedroto, por exemplo, conseguiu-o pelo... Boavista.
OPINIÕES
Manuel Serrão
Empresário
"Com três títulos, seria aceitável"
"A minha expectativa é total numa vitória e numa grande exibição do FC Porto, para poder fechar época, não com chave de ouro, mas com chave de prata. Com o plantel que tínhamos, se ganharmos três taças pela primeira vez, mais o segundo lugar no campeonato, que dá acesso direto à Champions, mais a eliminação por um finalista, faz com que a época seja aceitável. Perfeita, só se tivéssemos sido campeões."
Paulo Teixeira
Jurista
"Será o clube com mais troféus"
"É evidente que gostaria que o FC Porto tivesse sido campeão. Não consigo esquecer o jogo em casa com o Gil Vicente, que foi o único fora do normal, mas, no cômputo geral, o saldo com a Taça de Portugal seria positivo. Dos quatro títulos, dois já são do FC Porto e ainda há hipótese desse terceiro. Mas terminará sempre como o clube com mais troféus esta época e ainda conseguiu o acesso direto à Champions."
Carlos Tê
Escritor
"A liga é a liga, mas seria boa..."
"O Braga foi a equipa que, durante muitos jogos, talvez tenha praticado o melhor futebol. Por isso, é preciso ter cuidado. Embora a liga seja sempre a liga, se o FC Porto ganhar a Taça de Portugal é uma boa época, sem dúvida, porque seriam três troféus, entre eles uma Taça da Liga que escapava desde o início. No início ganhou a Supertaça e também fez uma campanha razoável na Champions. Atendendo às dificuldades do plantel..."