Jorge Jesus, em declarações à FPF antes da final da Taça de Portugal, recorda outros tempos e encara o que espera o Sporting diante do Aves
Corpo do artigo
O que esperar do Aves: "O Aves para chegar a uma final... Normalmente estas equipas com menos nome que o Sporting, entre aspas, fazem da Taça de Portugal um grande objetivo de poder conquistar um título. Neste momento o Aves já ganhou esse direito, de poder, não digo levantar a taça, mas ganhou um título muito importante para este clube: chegar a uma final da Taça de Portugal, onde todos os jogadores e treinadores gostam de estar. Vou esperar uma equipa supermotivada, com os níveis emocionais muito fortes e o Sporting também tem de se agrupar em relação a esse fator, que é muito importante para podermos desenvolver o nosso jogo. Na final da Taça o fator teórico de favoritismo para mim não conta. Uma final é uma final e numa final ambas as equipas podem ganhar. É um jogo em que tudo pode acontecer. Felizmente tenho essa experiência, já cheguei aqui com equipas com menos nome. É um jogo em que estamos prevenidos e a sentir que vamos encontrar dificuldades".
Papel do treinador: "Tem de ser um gestor das emoções, de alguns fatores que são importantes, da responsabilidade de sermos uma equipa com mais nome, com sentido de favoritismo, é mais responsabilidade acrescida. Os jogadores do Sporting já estão habituados a estes fatores. Não vou dizer que é mais uma final, é verdade que uma final, aqui no Jamor, representa muito para qualquer jogador e treinador. Todos querem chegar a uma final no Jamor. É uma festa muito bonita e que a festa dentro e fora do campo seja com muita alegria e muita paixão, com sentido de responsabilidade, com respeito mútuo pelas duas equipas. Só pode sair daqui um vencedor, não podem sair dois e temos de respeitar essa questão. Saber ganhar e saber perder".
Taça de Portugal: "Todas as equipas que jogam uma final no Jamor é uma festa e é sempre importante chegar aqui e é sempre um sonho de um treinador e de um jogador poder chegar a uma final. Eu tenho uma particularidade diferente, eu cresci perto deste Estádio. Nunca sonhei viver várias finais quando tinha 14 ou 15 anos. É muito sentimental para mim, que vi neste Estádio muitas finais. Tenho um sentimento muito forte quando estou aqui".
Jogadores todos disponíveis: "O Zé [José Mota] tem mais certezas do que eu. Só vou vê-los hoje, mas penso que sim, que tenho todos os jogadores disponíveis para atacarmos amanhã a final".
Relvado: "O Zé [José Mota] diz que está excelente. Deve-se à reparação que aqui tiveram de fazer neste relvado. Aquilo que era antes e é hoje, devo dar os parabéns à Federação Portuguesa de Futebol pela recuperação excelente deste relvado".