Gonçalo Reduto, treinador dos sub-15 do Benfica, registou o brilharete do guarda-redes Celton Biai pelos sub-21 de Portugal e acredita que acabará por conquistar a baliza vitoriana
Corpo do artigo
Terceiro na linha de sucessão à baliza do Vitória de Guimarães, depois de Bruno Varela e Matous Trmal, Celton Biai impressionou pelos sub-21 de Portugal na recente partida frente à Islândia, de apuramento para o Europeu da categoria, evitando o pior com seis defesas de elevado nível. O guarda-redes foi meio caminho andado para o êxito da seleção nacional e encheu de orgulho Gonçalo Reduto, com quem trabalhou desde os benjamins do Benfica.
"Nesta altura existem em Portugal vários jovens guarda-redes de enorme qualidade e o Celton é claramente um deles, tal como são o Diogo Costa [FC Porto] e o Bruno Varela [Vitória]"
"Tem capacidades motoras extraordinárias para a posição. É um guarda-redes de decisão, com capacidade acima da média. Assimila e processa informações muito rapidamente em jogo, sobressaindo especialmente em momentos decisivos e de grande stress. Onde outros se escondem, ele aparece", assinalou o atual treinador de guarda-redes dos sub-15 do clube da Luz, certo de que Biai tem tudo para ase tornar dono da baliza dos minhotos. "Será uma questão de tempo, porque tem o talento dos grandes guarda-redes. Faz lembrar o Bento e o José Henriques", indicou.
"Como treinador do Benfica, gostaria que voltasse. É um filho do Seixal, um dos talentos do Benfica Campus "
Glórias do passado [do Benfica] à parte, Reduto coloca Biai ao lado dos "potenciais guarda-redes da seleção principal" no futuro próximo. "Nesta altura existem em Portugal vários jovens guarda-redes de enorme qualidade e o Celton é claramente um deles, tal como são o Diogo Costa [FC Porto] e o Bruno Varela [Vitória]. São os futuros guardiões da Seleção Nacional", comentou o treinador, garantindo que o 63 do Vitória nunca se colocou em bicos de pés. "Em miúdo, ao intervalo dos jogos, por vezes até fingia estar lesionado para que o guarda-redes suplente também jogasse. Tem grande sentido de equipa. Como treinador do Benfica, gostaria que voltasse. É um filho do Seixal, um dos talentos do Benfica Campus ", vincou. De olhos postos no jogo de sábado com o Oliveira do Hospital, para a Taça, a equipa cumpriu mais um treino num dia marcado pelo regresso do internacional maliano Sacko.