Pinto da Costa não tinha adversário desde 1991 e agora é desafiado por José Fernando Rio e Nuno Lobo. Este sábado votam os dois primeiros, mas resultados só mesmo no domingo.
Corpo do artigo
No topo da classificação da I Liga, o FC Porto vai este sábado a votos para eleger, no domingo, o presidente para o quadriénio 2020-2024.
12280879
Estas são umas eleições verdadeiramente inéditas, até porque é a primeira vez em 38 anos de Jorge Nuno Pinto da Costa na liderança que há três candidatos a sufrágio. Aliás, desde 1991 (Martins Soares, hoje candidato pela Lista B ao Conselho Superior) que ninguém se candidatava contra o atual presidente. José Fernando Rio e Nuno Lobo são os rostos que se perfilam como alternativas. Durante as últimas semanas O JOGO falou com todos os candidatos e apresentou as ideias chave de cada um, que hoje sintetiza.
O processo eleitoral que hoje começa é também especial por desafiar qualquer lógica de eleições anteriores. A pandemia de Covid-19 adiou a data inicial, prevista para 17 de abril. E obriga o processo a ser repartido por dois dias. Ou seja, hoje os sócios começam a votar, mas só amanhã as urnas encerram definitivamente. Durante a noite se saberão os resultados. Pinto da Costa procura o 15º mandato, Rio e Lobo tentam estrear-se em órgãos sociais. No sufrágio de 2016, Pinto da Costa foi eleito com 79% dos votos.
Fica assim garantido que que não há enchentes e o Dragão Arena pode receber todos os votantes em segurança e numa área tão ampla como a sugerida à DGS e respetiva ARS. Há razões para isso. Afinal, estão 50 mil sócios em condições de votar e, a cada momento, o pavilhão só pode ter 120 pessoas no seu interior, com delegados, responsáveis, seguranças e outros profissionais incluídos. Para votar é obrigatório ser maior de idade e ter, pelo menos, um ano consecutivo de quotas pagas. Quem o quiser fazer hoje ainda vai a tempo. O FC Porto vai instalar um posto para esse efeito bem perto do Dragão Arena.
Matos Fernandes congratula-se por um plano sanitário ao pormenor validado pela DGS e que O JOGO lhe apresenta. Dos 80 mil sócios do clube, mais de metade estão em condições legais de votar
Matos Fernandes, presidente que cessa funções congratula-se que as entidades de saúde "tenham concordado sem a mais pequena reserva nem sugestão adicional". E acrescentou que serão dispostas oito mesas de voto e 16 cabines para o efeito, todas com desinfetante. No final do primeiro dia, as urnas serão lacradas e guardadas dentro de um armário igualmente lacrado. Haverá segurança e videovigilância para que não restem quaisquer dúvidas a nenhuma das listas. Ao Porto Canal, deixou uma mensagem: "É um serviço que prestamos ao clube que amamos, comparecer para, com inteligência e clarividência escolher aqueles que no nosso entender melhor nos podem servir num quadriénio que se prevê muito difícil. Temos trabalhado imenso para que as eleições sejam um ato agradável, simpático, com a convivência possível à distancia uns dos outros".
As urnas abrem às 10 horas da manhã. Hoje votam dois candidatos, Pinto da Costa e José Fernando Rio, ambos por volta das 12 horas. A lista candidata ao Conselho Superior, liderada por Miguel Brás da Cunha, vota às 16 horas. Nuno Lobo só o fará amanhã. Em ambos os dias a votação fecha às 19 horas. Mas ninguém que esteja nas filas até esse horário será impedido de o fazer, seja a que hora for. Resta esclarecer que regressa a "figura" de voto em branco, que não existia há quatro anos.
Regras de segurança
- Os sócios devem levar máscara e são aconselhados a levar também uma caneta pessoal. O cartão de sócio é o único documento de apresentação obrigatória.
- A entrada no Dragão Arena faz-se pelo lado da Estação de Metro do Dragão. A saída pelo lado do Centro Comercial.
- Podem votar todos os sócios sénior com pelo menos um ano ininterrupto e com a quota de maio liquidada. Sócio benemérito e honorário também.
- Para permitir a circulação em veículos individuais, o parque de estacionamento estará aberto e terá acesso gratuito. A entrada e a saída deverá ser efetuada pelo P2.
- As filas devem respeitar distância de segurança e, no Dragão Arena, o espaço entre sócios está delimitado no chão.