Okoua, guarda-redes do Fontinhas, defendeu penálti aos 60" do embate com o Moncarapachense.
Corpo do artigo
Para já, a participação do estreante Fontinhas na Liga 3 está a ser de sonho, já que o clube do concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, segue na terceira posição da Série B, com quatro pontos em duas jornadas. A nível individual, o guarda-redes Christian Fabrice Okoua, a grande figura da equipa no arranque da temporada, também tem motivos para sorrir.
Okoua segurou um ponto na jornada inaugural, em casa (1-1), mostrando-se quase intransponível diante do Caldas. A exibição na segunda parte foi de grande nível e levou a conquistar o prémio de "melhor em campo". No último fim de semana, o jogador costa-marfinense defendeu uma grande penalidade e garantiu o triunfo açoriano (0-1) no reduto do Moncarapachense. "É o trabalho do dia a dia", sintetizou Fabrice Okoua a O JOGO, num português pausado mas quase perfeito. "É minha responsabilidade evitar os golos do adversário quando a nossa defesa não consegue, e é para isso que trabalho", frisou o guarda-redes. Sobre a grande penalidade defendida no Algarve, Okoua fez uma revelação curiosa: "Devo agradecer ao nosso treinador-adjunto, Nicolau Carvalho, que me mostrou vídeos de como o Juan San Martín bate os penáltis. Ele até poderia ter marcado, mas eu ia com a lição bem estudada".
A iniciar a segunda temporada nas Fontinhas, olha para a estreia na Liga 3 com ambição, mesmo reconhecendo que "cada jogo será uma batalha imensa". E aponta à fase de subida. "Esse é o meu desejo pessoal. E penso que também o grupo olha sempre para cima. Vamos ver... por agora é preciso ir melhorando e, como se costuma dizer, disputar o campeonato jogo a jogo".
Christian Fabrice Okoua disputou 26 jogos pelo Fontinhas na última temporada, sofrendo 23 golos. O clube terceirense foi primeiro classificado da Série D do Campeonato de Portugal, assegurando também a liderança no final da Fase de Subida, na Zona Sul. No jogo de atribuição do título nacional, disputado no Estádio do Jamor, perdeu diante do Paredes por 4-0.
15127742