Jorge Jesus começa sem Vertonghen, Otamendi e Lucas Veríssimo. Falham grande parte dos ensaios para a Champions.
Corpo do artigo
O Benfica arrancou para 2021/22 com um plantel recheado de indefinições e que vai passar, com a contratação de Gil Dias, a ter 42 futebolistas, apontando a um objetivo inicial claro: a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, cuja primeira mão está agendada para 3 ou 4 de agosto.
13873542
Entre as presenças e as ausências, e olhando ainda aos jogadores limitados, há um setor fulcral para o qual Jorge Jesus não tem neste momento qualquer um dos jogadores potencialmente titulares à sua disposição: o eixo central.
Esta é uma preocupação para Jorge Jesus, uma vez que vai arrancar segunda-feira os treinos de pré-temporada sem qualquer uma das principais opções para os lugares, isto numa altura em que o técnico privilegia agora a utilização de três centrais no último reduto. Lucas Veríssimo está ainda lesionado, enquanto Vertonghen e Otamendi estão ao serviço das respetivas seleções. Se o belga está no Europeu, preparando-se para defrontar esta noite Portugal, o camisola 30 disputa a Copa América pela Argentina. E todos vão demorar ainda algum tempo para serem opções. Como tal, falham grande parte da preparação para os jogos de acesso à competição milionária - após a terceira pré-eliminatória segue-se ainda o play-off.
Sem Lucas Veríssimo, Vertonghen e Otamendi, sobram para Jorge Jesus Morato (ele que finalizou já 2020/21 às ordens do técnico, tendo sido titular na final da Taça de Portugal, no desaire por 2-0 com o Braga), Ferro e Tomás Araújo. Ferro é o mais velho e único que já disputou provas europeias, mas teve uma época para esquecer, tendo feito apenas 489 minutos - nem a cedência ao Valência mudou o cenário, pois também não convenceu -, enquanto os restantes dois centrais, ambos de 19 anos, foram sobretudo utilizados na equipa B em 2020/21. São opções assim menos rodadas, com pouco tempo de trabalho com Jesus e menor assimilação das suas ideias.
O camisola 5 defronta hoje Portugal, nos oitavos de final do Europeu. Se passar joga a 2 de julho, nos "quartos". Otamendi também vai atuar pelo menos até esse dia
Dos prováveis titulares, só Lucas Veríssimo trabalha perto de Jorge Jesus, mas ainda sob supervisão do departamento médico, pois recupera de uma lesão muscular na face posterior da coxa direita. O defesa ex-Santos tem previsto o seu regresso aos treinos apenas para a segunda metade de julho, num cenário sempre sujeito a avaliação, necessitando depois de readquirir ritmo e confiança.
Já Vertonghen e Otamendi ainda não têm definido o fecho da temporada e depois de tal suceder terão ainda direito a férias. O central belga defronta esta noite Portugal e caso a Seleção Nacional se superiorize, eliminando desde já a Bélgica, terá direito a 15 dias de férias, apresentando-se no Seixal a 13 de julho. Se o desfecho dos "oitavos" for favorável aos Diabos Vermelhos, então o camisola 5 tem presença no Euro"2020 assegurada pelo menos até à próxima sexta-feira, dia 2, razão pela qual, apontando aos 15 dias de férias, só irá começar a trabalhar no Benfica a partir de 18 de julho. Depois dos "quartos", caso continue em prova, a Bélgica terá a meia-final a 6 de julho e a final a 11.
Já Otamendi vê a Argentina assumir-se como uma das principais candidatas a chegar à final da Copa América, agendada para a madrugada lusa de 11 de julho, no Brasil. Para já, a seleção albiceleste já se qualificou para os "quartos", a disputar dia 2 à noite ou já na madrugada de dia 3. As "meias" são entre 6 e 7 de julho e caso chegue a esta fase Otamendi estará mais dias em competição. É que além da final há ainda o jogo dos terceiro e quarto lugares, este na madrugada de dia 10. Assim, contabilizando o consequente período de férias, chegará a Portugal já com o mês de julho na fase final, muito perto da derradeira fase de preparação para a terceira pré-eliminatória da Champions.