
Eduardo Quaresma
Mário Vasa
Defesas deverão voltar a ser chamados por Rui Borges para integrarem o onze inicial do Sporting diante do Marinhense. Foram dos mais utilizados na última temporada, mas com a mudança de sistema promovida pelo treinador passaram para segundo plano, surgindo agora nas posições mais baixas do plantel leonino.
Corpo do artigo
Eduardo Quaresma e Matheus Reis deverão ser os eleitos de Rui Borges para atuarem no centro da defesa do Sporting no sábado, diante do Marinhense, na quarta eliminatória da Taça de Portugal. À imagem do que acontecera na Taça da Liga, frente ao Alverca, o técnico dos leões irá dar minutos a dois jogadores que curiosamente na temporada transata até foram dos mais utilizados do plantel. Todavia, com a mudança de sistema de 3x4x3 para 4x2x3x1 perderam espaço. De resto, as principais apostas de Borges no eixo defensivo são Diomande e Gonçalo Inácio, sendo Zeno Debast o terceiro elemento, embora este também possa atuar no miolo.
Leia também Bruno Fernandes foi a Paris e João Neves reage: "Olha este turista"
Mas vamos aos factos: na época passada, Matheus Reis foi o 10.º jogador mais utilizado com 2241 minutos, em 46 partidas; Eduardo Quaresma foi o 12.º mais utilizado, com 2051 minutos, em 31 jogos.
O cenário mudou radicalmente na presente época, com o brasileiro a surgir agora no 22.º lugar do ranking leonino (152 minutos nos seis jogos que disputou), enquanto o internacional sub-21 português está ligeiramente melhor do que o colega, com 337 minutos de competição, nos mesmos seis jogos. Quaresma ocupa agora o 20.º lugar entre os mais utilizados.
Produto da formação do Sporting, Eduardo Quaresma tem contrato com os leões até 2028 e a curiosidade de ter o toque de Midas, ou seja, quando está no plantel, o Sporting é campeão. Recorde-se que na última temporada, por exemplo, a poucas jornadas do final da competição mais importante do calendário nacional, o central apontou um golo decisivo nos descontos, frente ao Gil Vicente, antes da visita à Luz, onde o empate serviu aos leões e foi determinante para a conquista do título.
Matheus Reis vive uma situação diferente. Está em final de contrato com o Sporting e a renovação não faz parte das prioridades de Frederico Varandas, podendo abandonar o clube no final da época. De resto, só Pedro Gonçalves (215) e Gonçalo Inácio (229) têm mais jogos pelo Sporting do que Matheus Reis (208).

