
Gerardo Santos/Global Imagens
Guardião está a ajudar o Dínamo Zagreb a aceder à Champions. Joga hoje e espera ser libertado depois.
Com um acordo para transferência apalavrado entre as partes mas ainda não firmado, o ingresso de Eduardo no Sporting está iminente, mas depende da disponibilidade do Dínamo Zagreb para libertar o jogador, o qual ainda quer utilizar na caminhada pelo apuramento para a Liga dos Campeões. Ao que O JOGO apurou, a intenção da sociedade anónima desportiva dos verdes e brancos passa por ter o guardião internacional português em Lisboa ainda durante esta semana, mas tal terá sempre de passar por Mirko Barisic, o imprevisível presidente do emblema bicampeão da Croácia em título.
Tal como o nosso jornal informara em altura devida, o Dínamo Zagreb está na 3.ª pré-eliminatória de acesso à liga milionária, disputando hoje a segunda mão em casa do Dínamo Tbilissi, na Geórgia. O guardião, que é suplente de Rui Patrício na Seleção Nacional campeã europeia pintada de fresco, irá alinhar pelos croatas na tentativa de carimbar a passagem ao play-off - os croatas triunfaram por 2-0 em casa na primeira mão, com Eduardo, bem entendido, entre os postes. Agora, em caso de êxito, o internacional luso espera, como combinado, que os croatas selem o acordo com os leões e assim validem o negócio.
Recorde-se que Eduardo e o Sporting estão há meses em conversações, num processo repleto de progressos e retrocessos. Contudo, a proposta dos lisboetas para contratar o jogador foi entregue na semana passada, satisfazendo as pretensões do Dínamo (ler mais informação na peça em baixo). Agora, os leões aguardam que o atleta de 33 anos consiga obter autorização para viajar com destino a Lisboa e tornar-se, pela terceira vez na carreira, comandado do técnico Jorge Jesus. Eduardo corresponde a um desejo explícito do treinador da formação de Alvalade, que o orientou no Braga e no Benfica. JJ vê no guardião um atleta com o perfil indicado para ser alternativa ao camisola um e titular indisputado Rui Patrício, sabendo-se igualmente da boa relação entre ambos.
Resta agora saber se Eduardo vem no final desta semana, como esperam os verdes e brancos, ou se continuará retido em Zagreb.
