Treinador grego Sotiris Silaidopoulos assina por duas épocas com o Rio Ave
Corpo do artigo
O Rio Ave anunciou esta sexta-feira a contratação do treinador grego Sotiris Silaidopoulos, que assinou um contrato válido por duas temporadas com o emblema vila-condense.
Com 46 anos, Silaidopoulos chega ao futebol português depois de duas épocas de sucesso ao serviço do Olympiacos, da Grécia, no qual integrou a equipa técnica do espanhol José Luis Mendilibar, como treinador adjunto.
Nesse período, contribuiu para a conquista do campeonato e da Taça da Grécia, bem como da Liga Conferência Europa, garantindo o apuramento para a Liga dos Campeões 2025/26.
Antes disso, o técnico helénico liderou a equipa sub-19 do Olympiacos, tendo conquistado a Youth League 2023/24 de forma invicta, um feito inédito na história do clube grego, numa equipa na qual militavam Antzelo Sina e Bakoulas, atualmente jogadores do Rio Ave.
Silaidopoulos conta ainda com experiência anterior como treinador nos escalões de formação do Panathinaikos, além de ter sido jogador em clubes do seu país.
O técnico chega a Portugal através da ligação do Rio Ave com o Olympiacos, ambos propriedade do milinário grego Evangelos Maranikis, que também é proprietário do Nottingham Forest, de Inglaterra.
“Estou muito feliz por vir dar sequência ao projeto de crescimento do clube. É uma grande honra estar num país como Portugal, que tem tanta tradição no futebol, e especialmente estar no Rio Ave, que, no passado, teve treinadores de grande nível”, disse Sotiris Silaidopoulos, citado pelos meios do clube.
O novo treinador do conjunto da foz do Ave quer a equipa a jogar de forma corajosa e confiante e mostrou orgulho abraçar este desafio inédito na carreira
“Sou o primeiro grego a treinar em Portugal, e é algo que me enche de orgulho, mas também de muita responsabilidade. Gosto de abraçar grandes desafios como este, de forma corajosa, mas também com humildade e confiança. É isso que também quero para a equipa”, completou
Silaidopoulos não quis fazer promessas sobre as metas pontuais para a nova temporada, mas deixou uma mensagem aos adeptos.
“Quero desde já agradecer-lhes por me terem aqui, e dizer-lhes precisamos do apoio deles. O futebol é feito de emoções e, se eles estiverem no estádio, certamente isso vai ajudar o desempenho da equipa. Vamos todos dar 100% para termos uma grande época”, vincou.
O plantel do Rio Ave começa a nova temporada esta segunda-feira, com os habituais exames médicos, no estádio do clube, que se prolongam até terça-feira.
Logo a seguir, o grupo cumprirá duas etapas de estágio. Entre 2 e 13 de julho em Guimarães e de 17 a 26 de julho em Quiaios, no concelho da Figueira da Foz.
Os vila-condenses têm também já agendados os jogos de preparação, começando em 05 de julho com um duelo com a seleção concelhia de Vila do Conde, a que seguirão desafios com Leixões, 12 de julho, Marinhense, 19 de julho, Aves SAD, 23 de julho, e Benfica B, 26 de julho.
Em 2 de agosto, a equipa vila-condense disputará dois jogos no mesmo dia, frente ao Gil Vicente e Arouca.