André Villas-Boas, entrevistado pelo Porto Canal, recorda a passagem pelo FC Porto e duas vitórias com o Benfica
Corpo do artigo
Sobre Pinto da Costa: "Lanço aqui um desafio dos portistas e lanço-o apenas como adepto. Eu acho que é tempo e altura do FC Porto e da cidade do Porto ter uma avenida Pinto da Costa e do FC Porto ter uma estátua de Pinto da Costa. O nosso presidente não é novo, todos queremos que ele seja infinito e imortal, e será, mas esta seria uma homangem justa enquanto ele é vivo. Todos deveríamos fazer força, ele irá negar isso, de certeza. Foi ele que marcou o meu portismo, o meu portismo é marcado pelas vitórias que ele conquistou, foi ele que me ensinou a comportar-me como adepto portista, de exigir e pedir sempre mais. Temos um grande presidente de câmara que é portista, ele de certeza que pode mudar a avenida das Antas para Avenida Pinto da Costa"
Motivação: "Lembro-me do presidente do Paços de Ferreira andar a dizer 'venham ver o FC Porto perder' e isso ajudou logo para criar um chavão motivacional para o jogo. São chavões que servem".
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2018/09/sergio_completo_20180922000521/hls/video.m3u8
O 5-0 ao Benfica: "Estava criado o ambiente perfeito no Dragão. Em quatro oportunidades marcámos três, mas nós já estávamos num momento em que ao intervalo não tivemos noção de acalmar. Estávamos lançados para uma segunda parte para rebentar. Quando entra o quinto eu desejava a oportunidade para ser o 6-0. Eu já tinha assistido a um 5-0 no Estádio da Luz e sabia que se festejasse podia levar. Mas naquele dia, no banco estávamos todos de pé, toda uma excitação, então queria muito que entrasse o 6-0. Foi o segundo grito contra o rival direto. A distância que levávamos pontualmente e a forma como foi. Na altura, Pinto da Costa disse 'Apagaram a luzes, ficaram as trevas'. Fica marcado na história portista, o adepto Pinto da Costa."
O sonho realizado: "Uma vez uma jornalista perguntou-me 'Qual é o seu sonho como treinador profissional?' Conquistei-o em 8 meses de carrreira, ao ser campão nacional com o meu clube de coração".