"É ridículo quando se diz que a Academia devia ser adiada, que é um trunfo eleitoral"
Declarações de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, à margem da apresentação do projeto para a construção da Academia que pretende construir na Maia
Corpo do artigo
Promessa da Academia: "Obrigado por terem assistido à descrição desta maravilhosa utopia e deste maravilhoso chorrilho de mentiras. Está à vossa frente, visível e a encantar-nos a todos. No início do mandato prometi que ia fazer uma academia, que pus como condição para me poder vir candidatar que a Academia arrancasse. Foram três as condições, passássemos aos oitavos de final da Liga dos Campeões, saíssemos dos capitais próprios negativos e iniciássemos a Academia. Sonho de muitos anos e promessa de há quatro, para se apresentar isto não é em meses. É ridículo quando se diz que isto devia ser adiado, que isto é um trunfo eleitoral, não, é um trunfo do FC Porto para o futuro, para cada vez ser melhor na formação e promoção dos nossos jogadores."
Não é um trunfo eleitoral: "Dizer-se que isto é um trunfo eleitoral é ridículo, li há dias no jornal da candidatura do meu opositor, escrito em três linhas, que devíamos parar isto para depois das eleições. Isto para mim é absurdo e inacreditável. Em janeiro, quando já se sabia que havia duas candidaturas, não podíamos ter contratado o Otávio ou ter renovado com o Galeno que ontem se estreou pelo Brasil. Não podíamos, porque quem viesse podia não gostar do Galeno. A vida do FC Porto não pára, tem de ser levada a sério, com paixão e sempre a pensar no que é melhor para o FC Porto."
Esta obra vai preencher os quatro ou tem no pensamento outra obra? "Esta obra é um desejo de há muitos anos e uma promessa de há quatro. O que poderemos fazer no próximo mandato só quando houver a nova direção é que pode definir os novos objetivos e mais em que nos poderemos meter e, se for uma coisa importante, cá estará o arquiteto Manuel Salgado."