Avançado de 35 anos marcou os quatro golos da reviravolta do V. Setúbal em Vila das Aves, no primeiro póquer da carreira.
Corpo do artigo
Ao apontar quatro golos na Vila das Aves, o avançado Edinho, de 35 anos, fez o primeiro póquer da sua carreira. "Um momento mágico", como lhe chamou e que ficará para sempre gravado na história do futebol português.
Contudo, no historial do clube sadino, foram vários os atletas que ao longo dos tempos gravaram o seu nome na lista daqueles que tiveram o mérito de fazer quatro golos numa só partida. O último a alcançar este feito foi Manuel Fernandes há 30 anos, num jogo realizado a 13 de março de 1988 no Bonfim, frente ao Varzim, a contar para a 25ª jornada e que a equipa do Sado venceu por 5-0.
No entanto, é preciso recuar quase mais 30 anos para encontrar alguém no clube sadino com igual feito. Na época de 1964/65, José Maria fez um póquer no jogo da segunda jornada do campeonato, num jogo em que os sadinos golearam o Seixal por um concludente 8-0. Duas jornadas depois nessa mesma época, Carlos Manuel marcou quatro golos ao Lusitano de Évora, numa partida com resultado igual.
Todavia, nada se compara ao feito de Francisco Rodrigues, conhecido por Maloio, que na temporada de 1943/44 fez três póqueres numa só época. Num empate 4-4 com o Atlético e nas goleadas à Académica (3-9) em Coimbra e 8-0 em Setúbal diante do V. Guimarães. Durante a sua carreira, Francisco Rodrigues realizou 177 jogos, marcou 167 golos e foi por duas vezes o melhor marcador do campeonato, ambas à frente de Peyroteo.