E agora com um português: Rio Ave terá um luso a titular pela primeira vez esta época

João Tomé e João Graça são os representantes portugueses num plantel com 15 nacionalidades estrangeiras
Rio Ave FC
João Tomé prepara-se para render Vrousai na defesa. Será a primeira vez que um jogador luso jogará de início esta época. Após a criação da SAD e a entrada do investidor grego, a aposta em atletas portugueses deixou praticamente de existir. São raros os momentos com jogadores lusos em campo.
Pela primeira vez na temporada, o Rio Ave poderá ter um jogador português no onze titular, neste caso para defrontar o Gil Vicente, em Barcelos, no sábado. Aproveitando o castigo do grego Vrousai, que foi expulso no encontro contra o V. Guimarães, o lateral-direito João Tomé deverá ter a primeira oportunidade no onze do técnico Sotiris Silaidopoulos.
Leia também Volvo EX30: minimalismo sueco num citadino de encher o olho
Com a entrada do investidor grego Evangelos Marinakis, que detém 80 % da SAD dos vila-condenses, houve uma mudança de paradigma no clube, em que a aposta em jogadores portugueses passou claramente para segundo plano, de maneira que o plantel absorvesse a entrada de muitos atletas estrangeiros, muitos deles oriundos do universo de emblemas detidos pelo magnata helénico. Dessa forma, não é surpreendente que nas escolhas habituais do treinador do Rio Ave apenas figurem nomes estrangeiros. Aliás, e à exceção de alguns jogadores dos sub-23, que por vezes são chamados aos trabalhos da equipa principal, apenas o médio João Graça faz companhia a João Tomé no plantel, tendo sido aposta em cinco ocasiões, saindo sempre do banco de suplentes.
Até ao momento, João Tomé foi três vezes suplente utilizado, somando 53 minutos de competição nos jogos frente a Braga, Moreirense e V. Guimarães. Refira-se que o defesa foi ultrapassado pelo jovem luso-germânico Eric Moreira na hierarquia de laterais-direitos, mas recuperou, entretanto, o seu estatuto de principal alternativa a Vrousai, ao ponto de agora estar em vias de saltar para o onze.
Na temporada anterior, a primeira ao serviço do Rio Ave, João Tomé somou 20 encontros, num registo com 998 minutos em campo, distribuídos por 16 partidas a contar para o campeonato e quatro relativas à Taça de Portugal.
