
O EX30 é o mais pequeno elétrico da marca sueca. Fiel à tradição, oferece um interior muito despojado, com materiais reciclados, mas que conseguem manter o toque de luxo a que os Volvo nos habituaram. Ideal para as voltinhas na cidade, não se faz rogado a tiradas mais longas
O Volvo EX30 Single Motor Extended Range assume o papel de versão mais equilibrada da gama, combinando autonomia alargada, consumo reduzido e preço competitivo. Equipado com um motor traseiro de 272 cavalos, é bem rápido na aceleração, mas consistente o suficiente para utilização quotidiana. A autonomia homologada ultrapassa os 470 quilómetros, com o consumo médio do nosso ensaio a situar-se perto dos 16 kWh/100 km, um valor que reforça a imagem do modelo como uma opção orientada para menores custos de utilização.
Em condução, o EX30 privilegia estabilidade e resposta progressiva, com comportamento previsível tanto em circuito urbano como em estrada rápida. E quando exageramos no acelerador, o pequeno sueco brinda-nos com uma insuspeitável diversão ao volante. A suspensão absorve bem as irregularidades, garantindo conforto adequado numa estrutura compacta. O interior mantém a linguagem minimalista da marca (com ecrã central como ponto principal de comando e integração Google para gestão de navegação, carregamento e climatização, numa concentração não muito do nosso agrado).
A versão que ensaiámos custa a partir dos 44.900 euros.

Números
Mede 4,23 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,55 m de altura. A bagageira disponibiliza 318 litros, adequados ao uso diário e ampliáveis com bancos rebatidos. Acelera dos 0 aos 100km/h em 5,7 segundos e atinge os 180 km/h.
Carregamento
Permite carregamentos rápidos até aos 153 kW, recuperando de 10 a 80% em cerca de 26 minutos. Em corrente alternada necessita de seis horas para um carregamento completo. Numa tomada doméstica pode demorar 39 horas (a 10 amperes).
Versões
O EX30 está disponível em Single Motor, Single Motor Extended Range e Twin Motor Performance. A virtude está no meio, mas a versão Twin Motor impõe respeito: tem 428 cavalos e leva 3,7 segundos a ir dos 0 aos 100 km/h.

