
.
José Carmo / Global Imagens
Após a saída do então melhor marcador Luis Díaz, a produção ofensiva de Taremi e Evanilson disparou. A sociedade "E.T." é responsável por 66,6% dos golos nos últimos nove jogos.
Era a grande questão após o fecho do mercado de inverno: como iria o FC Porto solucionar a saída do melhor jogador e artilheiro da equipa? Luis Díaz foi para o Liverpool, deixou um cheque, para já, de 45 milhões de euros e os dragões não se desviaram do trilho de sucesso: seis vitórias e três empates sem o "cafetero" com a contribuição decisiva da sociedade formada por Taremi e Evanilson.
Saída do colombiano tem sido (bem) compensada pelos dois avançados. O iraniano está na restrita lista de cinco jogadores que têm pelo menos 10 golos e 10 assistências nas principais ligas europeias.
A dupla "E.T." assumiu as praticamente todas as despesas após a saída de Luis Díaz e os números não deixam dúvidas: os dois, juntos, são responsáveis por 66,6 por cento da produção ofensiva da equipa nos últimos nove jogos. Antes, com Díaz no plantel, o peso dos dois avançados era de "apenas" 43,8%.
Desde a receção ao Marítimo, o primeiro jogo sem o craque colombiano, o FC Porto marcou 18 golos (média de dois por partida) e 12 deles tiveram a participação direta de Taremi e de Evanilson. O iraniano marcou quatro e fez seis assistências, sendo que quatro delas foram para o companheiro de setor. Descontadas essas, o "Príncipe da Pérsia" está ligado a seis golos e Evanilson a outros tantos. O brasileiro marcou por seis vezes e soma uma oferta, mas foi para Taremi (em Paços de Ferreira), por isso não é contabilizada.
Na "era" de Díaz, o FC Porto marcou 73 golos e só 32 (os tais 43,8%) foram assinados ou oferecidos pelos dois jogadores da frente.
Na Mata Real, Evanilson bisou e assumiu a liderança dos melhores marcadores do FC Porto, com 18 golos, deixando para trás Luis Díaz (16) e Taremi (17). No campeonato, o iraniano leva 13 golos e 12 assistências e integra um lote restrito de apenas cinco jogadores que, nas principais ligas europeias, têm pelo menos uma dezena de golos e assistências. Os 25 golos a que está diretamente ligado na Liga Bwin colocam-no apenas atrás de Benzema, do Real Madrid, (20 golos e 10 assistências) e Salah, do Liverpool, (19 golos e 10 assistências). Mbappé (PSG) e Berardi (Sassuolo), encerram esta lista de ilustres que já alcançaram um "duplo-duplo" esta temporada nos respetivos campeonatos.

