Treinador tem dois criativos em boa conta e acredita que podem ser solução a breve prazo
Corpo do artigo
Rúben Amorim não deixa de olhar para a formação e há dois talentos a reluzir mais alto em Alcochete. Mauro Couto e Geovany Quenda são dois atletas observados pelo treinador, que tem o plano de lhes dar oportunidades brevemente na equipa principal. Sabe O JOGO que a qualidade individual da dupla de canhotos é muito valorizada pelo treinador, que, em conferência de Imprensa, até deixou no ar as parecenças com Geny Catamo. “Temos um plantel que dá segurança. Há outros jogadores da formação que podem ter espaço na posição do Geny, não vou dizer quem porque vão ter de trabalhar muito”, comentou o técnico leonino após a vitória no Bessa, por 2-0, sem querer colocar pressão nos jovens em questão, omitindo a sua identidade.
Couto jogava na equipa principal do Paços de Ferreira e o treinador teve papel decisivo em convencê-lo de que podia ter espaço nos leões. Milita nos bês. O jovem da Guiné-Bissau está nos sub-23.
Mauro Couto está mais perto de ter uma oportunidade na equipa principal porque, sabe O JOGO, chegou com essa promessa a Alcochete. Já estava enquadrado na equipa principal do Paços de Ferreira em 2022/23 e jogou inclusivamente na edição deste ano da Taça da Liga pelos castores. O Sporting divulgou que o jovem que celebra os 18 anos daqui a 15 dias chegou por empréstimo, mas, ao que O JOGO apurou, há possibilidade de os leões ativarem a compra dos direitos desportivos do atleta. As indicações que este dá têm agradado os responsáveis técnicos leoninos. Couto chegou e depressa foi influente. Saiu do Paços de Ferreira com dois tentos no Nacional de juniores, marcou na estreia pelos leões nos sub-23 (Mafra) e manteve a tendência: vai com quatro jogos seguidos a faturar, celebrando ante Caldas, Alverca e Pêro Pinheiro, pela equipa B. É canhoto, mas não tem problemas em orientar a bola com o pé direito e isso ajuda a finalizar com propriedade e rapidez. É tido como um jogador muito completo, capaz de assumir as três posições no ataque: tem até algumas parecenças com Pedro Gonçalves na forma como arranja espaços entre linhas, com movimentos diagonais.
Geovany Quenda é mais um dos promissores talentos de Alcochete. E, aos 16 anos, já deslumbra nos sub-23, marcando três golos em oito partidas. Mas é pelo que cria que está a galgar patamares. Ainda falta compreensão de jogo e melhor definição, mas ninguém duvida de que o seu virtuosismo no drible é uma arma de grande valia. Aos 16 anos, o jovem natural da Guiné-Bissau é descarado no 1x1 e gosta de ter a bola “domada” no pé canhoto. Em Alcochete desde 2020, despontou nos juvenis com 20 golos o ano passado e vai continuar a competir acima da idade para evoluir. A equipa B pode ser o próximo patamar competitivo.
Tiago Mamede e Afonso Moreira de perfil diferente
Rúben Amorim não descura poder chamar outros jovens talentos e Tiago Mamede e Afonso Moreira também estão no radar. O médio de 21 anos sofreu uma grave lesão no joelho e tem somado minutos (9 jogos) na equipa B, sendo considerado um atleta a ter em conta em caso de gestão de Pedro Gonçalves. Afonso Moreira, ainda sub-19, teve uma lesão muscular que lhe travou a afirmação (somou 26 minutos na 1.ª jornada) mas é polivalente e pode jogar a ala e extremo esquerdo. A polivalência de Geny Catamo, além de Reis e Nuno Santos, fecharam-lhe a porta até aqui.