O avançado português tem maior peso em golos e assistências no Benfica mas todos os lances que deram golo do Sporting com "dedo" do espanhol valeram pontos.
Corpo do artigo
O combustível da linha atacante de qualquer equipa é trazido para o campo pelo talento e a velocidade dos seus protagonistas e, no dérbi de amanhã na Luz, Benfica e Sporting têm em Rafa e Sarabia exemplos disso mesmo.
Desbloqueadores ao longo da época nos elencos de Jorge Jesus e de Rúben Amorim, tanto o internacional português como o espanhol têm potencial para desmantelar a retaguarda contrária.
No caso de Rafa, com mais golos, mais assistências e mais eficácia em frente à baliza, o seu contributo para o jogo tem sido mais pela quantidade de ações por partida. A análise à preponderância de Sarabia no futebol dos leões revela, porém, que este, nos lances de golo ou de assistências na Liga onde esteve envolvido, foi mais determinante, contribuindo para a conquista de sete pontos.
Rafa soma cinco golos e seis assistências, ele que tem uma eficácia de remate de 29,4 %, bem acima dos 8,3 de Sarabia, que apenas soma um golo e três assistências. No entanto, e ao contrário do português, as ações do espanhol pesaram em resultados do Sporting. Uma potencial derrota frente ao Arouca por 1-0 acabou num triunfo leonino por 2-1 devido às duas assistências de Sarabia, assim como o passe do camisola 17 leonino, na vitória em Alvalade por 1-0 ante o Moreirense, pesou em mais dois pontos ganhos. E mais dois devidos ao golo de Sarabia ao Tondela numa altura em que o jogo estava 0-0, abrindo caminho à vitória por 2-0.
Já Rafa apenas desbloqueou de forma direta dois embates: no golo aos 90"+8" frente ao Vizela, que acrescentou mais dois pontos ao Benfica e na partida com o Tondela, onde fez o 1-1 (ficando diretamente ligado a mais um ponto ganho), num jogo que acabaria 2-1. Ou seja, três pontos ganhos à boleia direta de Rafa, menos de metade do peso que Sarabia teve (sete) em menos ações. Apesar da maior produção em golos e assistências, Rafa "perde" aqui porque os que fez perante Santa Clara, Boavista, Vitória de Guimarães, Braga e Belenenses em fases onde o Benfica já vencia.
Quanto aos outros indicadores de produção ofensiva, Rafa fica bem por cima de Sarabia na maior parte dos mesmos. O camisola 27 dos encarnados tem, em média, maior eficácia do que o espanhol em pontos como dribles bem sucedidos (56,2% para os 22,2%), duelos ofensivos ganhos (45,7% para 27,3%) ou passes certos (81,7% para 74,2%). Rafa também remata mais vezes do que Sarabia mas é este quem mais vezes acerta no alvo.