Partida da ronda inaugural da II Liga
Corpo do artigo
O recém-promovido Alverca empatou na visita ao FC Porto B (1-1), num jogo relativo à ronda inaugural da II Liga, que teve um golo em cada parte.
A equipa ribatejana adiantou-se no marcador através de um golo na própria baliza do guardião portista Diogo Fernandes, aos 20 minutos, e os portistas empataram com um tento de Marcus, aos 54.
No regresso às competições profissionais após uma ausência de 19 anos, o Alverca tremeu na parte inicial e o FC Porto B conseguiu duas situações de grande perigo, a primeira aos sete minutos depois de uma iniciativa individual de Rodrigo Mora culminada com um remate que falhou o alvo por pouco.
Rodrigo Mora evidenciou-se novamente aos 11 minutos, com uma assistência para o nigeriano Marcus, que rematou cruzado e também quase bateu Bravim.
O Alverca sacudiu depois a pressão adversária, conquistou o seu primeiro canto e aos 20 minutos viu-se a ganhar devido a um golo na própria baliza do guarda-redes Diogo Fernandes, fruto de uma abordagem descuidada depois de Rodrigo Fernandes lhe ter endossado a bola.
Rodrigo Mora continuou a ser o mais esclarecido do FC Porto B e o intervalo chegou com o Alverca em vantagem e já mais confortável no jogo do que na fase inicial
No seguimento de um canto aos 54 minutos, a defesa do Alverca tentou afastar a bola para longe da sua baliza, mas deixou-a ao alcance de Marcus e este rematou rasteiro com o pé esquerdo, batendo Bravime e fazendo assim o 1-1.
O FC Porto B teve mais bola e o Alverca apostou no contra-ataque e aos 74 minutos ameaçou marcar num lance em que Brenner Lucas ultrapassou um opositor no lado direito, enfrentou Diogo Fernandes e rematou, mas o guarda-redes portista defendeu e evitou o golo.
Apesar da pressão portista, a equipa visitante nunca deixou de tentar a sua sorte e só não marcou já na parte final porque um defensor portista substituiu Diogo Fernandes e impediu que bola entrasse pela segunda vez na sua baliza.
Jogo no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia.
FC Porto B – Alverca, 1-1.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores:
0-1, Diogo Fernandes, 20 minutos (na própria baliza).
1-1, Marcus, 54.
Equipas:
- FC Porto B: Diogo Fernandes, Dinis Rodrigues (Filipe Sousa, 90), Gabi, Rodrigo Fernandes, Martim Cunha, André Oliveira, Domingos Andrade (João Teixeira, 77), Marcus (Tiago Andrade, 71), Rodrigo Mora, Gonçalo Sousa (Alfa Baldé, 77) e Candé
(Suplentes: Gonçalo Ribeiro, Tiago Andrade, Luís Gomes, Jorge Meireles, Alfa Baldé, Mota, Gil Martins, João Teixeira e Filipe Sousa)
Treinador: João Brandão.
- Alverca: Bravim, Iago Mendonça, Varela, Dias, Lucas Kawan (Vítor Bruno, 80), Pires, Diogo Martins (Mateus Saraá, 68), Bicalho, Andrézinho (Luís Miguel, 67), Brenner Lucas (Janickson, 86) e Carter (João Lima, 80).
(Suplentes: Pedro Silva, Luís Miguel, Paulo Eduardo, Kauan, João Pedro Talisca, Mateus Sarará, João Lima, Vítor Bruno e Janickson).
Treinador: José Pedro.
Árbitro: Gonçalo Neves (AF Lisboa).
Ação disciplinar: cartão amarelo para o Dias (09) e Domingos Andrade (37).
Assistência: 486 espectadores.