Manuel Queiroz faz o balanço da temporada 2019/20 da I Liga e escolhe a figura principal de cada uma das 18 equipas que disputaram o campeonato.
Corpo do artigo
O mexicano do FC Porto foi o homem do campeonato com Alex Telles. Mas houve estrelas a despontar em cada uma das outras 17 equipas.
Corona: o melhor entre os melhores
Corona, 27 anos, na quinta época no FC Porto foi o melhor do campeonato. Podia ter marcado mais golos (só 4), podia ter crescido mais depressa mas as 14 assistências e a facilidade em jogar bem em várias posições fazem dele um jogador à parte. Sérgio Conceição criou uma boa relação com ele e o compromisso foi evidente. Mas pode dar mais. Bem ajudado por Otávio, 25, e sobretudo Alex Telles, 27, goleador e pilar da equipa. Luis Díaz, 23, pode ser o herdeiro de Corona porque tem tudo o que tem o mexicano e para melhor.
Pizzi (30 anos)
Clube: Benfica
18 golos, 14 assistências, em 34 jogos, muito discutido mas cujo peso na equipa é evidente. Não defende bem? Não, mas a equipa devia aguentá-lo.
Jovane (21)
Clube: Sporting
Depois da saída de Bruno Fernandes, foi quem sobressaiu. Golos de livre, velocidade, "direto à baliza", deve ser um dos pilares da equipa em 20-21.
Trincão (20)
Clube: Braga
Depois das trapalhadas de Sá Pinto, fixou-se na equipa com Rúben Amorim e ninguém mais o tirou (8 golos, 7 assistências). Vai demasiado cedo para Barcelona.
Fábio Martins (27)
Clube: Famalicão
Um caso de maturidade tardia? Talvez. Decisivo no Famalicão com 11 golos. Logo a seguir Pedro Gonçalves (22), 5 golos, 6 assistências.
Taremi (25)
Clube: Rio Ave
O iraniano veio à procura de glória e teve-a: um dos melhores marcadores (18 golos), muita efetividade na área. Mais Nuno Santos, 25, numa equipa sem jovens.
12472737
Edwards (21)
Clube: V. Guimarães
Técnica e velocidade, golos (7) bonitos e assistências (9), foi a figura da segunda parte da época. Tapsoba foi o melhor até janeiro e saiu para Leverkusen.
Fábio Abreu (27)
Clube: Moreirense
Um ponta-de-lança quase a estrear na I Liga e fez 13 golos. Mas houve também Filipe Soares, médio de 21 anos, e o guarda-redes Pasinato, um dos melhores da Liga.
Zaidu (23)
Clube: Santa Clara
Apareceu bem e fez 23 jogos entre lateral e médio esquerdo. Mas houve mais: Rafael Ramos, 25, Carlos Jr., 24, e Thiago Santana, 27, na frente.
Lourency (24)
Clube: Gil Vicente
Um extremo com golo (4) e que pode melhorar, como Kraev, 8 golos mesmo sem ser ponta-de-lança. E Denis, 33, guarda-redes tranquilo.
Nanu (26)
Clube: Marítimo
Extremo ou defesa de campo inteiro, deu nas vistas com o Benfica mas já se tinha visto antes. O angolano Milson, 20, veio da equipa B e vai explodir para o ano.
Gustavo Sauer (27)
Clube: Boavista
Um brasileiro bom de bola que já andou por meio mundo mas que devia valer mais golos (fez um). Gostei de Fabiano, 28, central fiável, e do ganês Acka, 21, médio defensivo impressionante.
Douglas Tanque (26)
Clube: Paços de Ferreira
Um tanque que fez 11 golos e é bem melhor jogador do que há dois anos. Adriano Castanheira, 27, mostrou que merecia a I Liga há muito. Maracás, 26, central sólido.
12472751
Hervé Koffi (23)
Clube: Belenenses
Guarda-redes que tem qualidades, como o Varela sobrinho, Nilton, 19, a acompanhar como defesa-esquerdo. E Cassierra, 23, avançado que passou no Ajax.
Pepelu (21)
Clube: Tondela
Médio espanhol para outros voos (4 assistências); Richard Alexandre, 20, tem tudo para ser um bom médio de ataque.
Makarizde (30)
Clube: V. Setúbal
O guarda-redes georgiano foi segurando as pontas, como Mansilla, 23, o extremo argentino que prometeu mas fez zero golos.
Lucas Fernandes (22)
Clube: Portimonense
Talvez o melhorzinho num plantel em que apareceram pouco as primeiras figuras (Tabata, Jadson).
Welinton Junior (27)
Clube: Aves
O ponta-de-lança brasileiro garantiu golos (7) enquanto esteve; Oumar Diakhité, 26, central senegalês que chegou em janeiro e deu a segurança possível.
12472729