Dionísio Castro, a candidatura, Jesus e a pergunta: "Onde vai parar este Sporting?"
O antigo atleta olímpico Dionísio Castro confirmou esta sexta-feira estar disposto a avançar como candidato à presidência do Sporting. Em entrevista a O JOGO, explica o que o levou a tomar a decisão.
Corpo do artigo
Anunciou que vai ser candidato à presidência do Sporting. Que razões o levam a avançar?
As razões que todos sabem. O Sporting nos últimos dias tem passado por situações dramáticas e inclusive o nosso património, os nossos ativos estão a ficar numa situação muito complicada, porque esta Direção não está a ser respeitada por todos os sportinguistas, pelo que já se devia ter demitido. Se isto assim continuar, faço uma pergunta: onde é que o nosso Sporting vai parar? Foi um ato de coragem, de grande sportinguista que sou, no sentido de voltar a unir a família sportinguista, para que o Sporting nunca mais volte a passar por estas situações tão graves.
Estas situações tão graves a que se refere são da responsabilidade, no seu entender, do atual presidente, Bruno de Carvalho?
Eu não tenho a menor dúvida, por uma simples razão: após a derrota com o Atlético de Madrid e as suas declarações sistemáticas levaram a que o Sporting chegasse a esta situação. Não tenho a menor dúvida. Tenho a certeza. Tenho muita pena, porque inclusive fui apoiante do dr. Bruno de Carvalho por dois mandatos e, portanto, se tomei esta posição é porque tenho a certeza que toda esta situação é da sua responsabilidade. Tudo o que se passa, para o bem e para o mal, no Sporting, tem que ser discutido dentro do Sporting e não vir para a praça pública enxovalhar profissionais, enxovalhar sportinguistas e pôr o Sporting nestas condições.
Como vê o outro candidato, o dr. Frederico Varandas?
O doutor Varandas? Merece-me todo o respeito, é uma pessoa que eu conheço bem. Agora tudo me leva a crer que, face à amizade e ao relacionamento que tiveram nos últimos anos, que pudesse candidatar-se para depois desistir a favor de Bruno de Carvalho. Portanto, não sei até que ponto essa candidatura do dr. Varandas poderá ir para a frente ou não. Mas respeito, merece-me todo o respeito.
Agora, tem que se encontrar uma solução para que esta direção tenha que se demitir o mais rapidamente possível, porque o Sporting não pode continuar da forma que está. Estamos a poucos dias de começar uma pré-época e as coisas estão neste estado. É completamente lamentável.
Já tem apoiantes? Uma equipa montada?
Nós estamos na expectativa que as coisas se possam resolver rapidamente. Infelizmente, a Assembleia Geral vai ser só marcada para o dia 23, quanto a mim, muito tarde, porque assim que se começar a trabalhar, tem que se começar a organizar o futebol profissional e temos de pôr o Sporting no caminho certo. Vamos ver o que vai acontecer. Atendendo às declarações do atual presidente, o dr. Bruno de Carvalho, não sei que mais trunfos ele possa ter na manga para tentar continuar à frente dos destinos do Sporting.
Acha que ele vai conseguir continuar?
Sinceramente, não sei até que ponto e como ele julga isso possível, mas acho que não tem condições para continuar. Uma das coisas que me preocupa muito é a situação dos profissionais. Se alguns rescindirem por justa causa, fico extremamente preocupado. O Sporting vai perder muito, jogadores que são queridos da massa associativa, que fazem parte da família do Sporting e isso ia custar-me muito. Aliás, aproveito para lhes pedir, e alguns deles são meus amigos, que tenham calma e não tomem nenhuma medida precipitada.
Jorge Jesus será o seu treinador?
Sem dúvida nenhuma. É o meu e é o treinador de todos os sportinguistas. Até porque o "mister" Jorge Jesus ainda tem contrato por mais uma temporada e temos que a respeitar, como é óbvio.
Perguntava-lhe há pouco: já tem uma equipa?
Já temos mais ou menos uma ideia daquilo que queremos. No entanto, não vale a pena estar a avançar com nomes, porque é um bocado prematuro. Até porque esta situação é tão lastimosa, que a Direção ainda quer continuar. Vamos ver o que pode acontecer nos próximos dias.
Pondera abdicar a favor de Frederico Varandas?
Uma coisa é certa: estou muito determinado para ir com a candidatura até ao fim. Sem dúvida. Tenho muita consideração pelo dr. Varandas, mas temos que ver que projeto é que tem e o que vai acontecer e se os sportinguistas olham para o dr. Varandas como uma boa solução.