Central costa-marfinense do Sporting é o único jogador dos três grandes que já foi expulso em duas ocasiões nesta temporada de 2024/25
Corpo do artigo
Diomande voltou a estar em destaque no domingo, pelas piores razões. Depois de ter visto o cartão vermelho direto no clássico com o FC Porto, o defesa foi novamente expulso numa partida, desta feita após duplo-amarelo no encontro com o Aves SAD.
Inicialmente, não estava previsto o central ser opção para o duelo da Vila das Aves, uma vez que lhe fora aplicado um castigo de dois jogos após a agressão a Fábio Vieira no clássico do Dragão, mas um recurso do Sporting permitiu reduzir a suspensão de Diomande para apenas um encontro. Assim, e depois de ter falhado o empate a dois golos com o Arouca, em casa, o jogador marfinense foi a jogo na Vila das Aves. Foi até titular na equipa de Rui Borges e marcou mesmo o primeiro golo da partida, num lance muito polémico, no qual estava em jogo por apenas seis centímetros.
O 1-0 surgiu aos 11 minutos, com o 2-0 a aparecer aos 33’, por Gyokeres, resultado com que as duas equipas foram para os balneários. Contudo, o pior estava reservado para o segundo tempo. Aos 70 minutos, Diomande cometeu um penálti, viu amarelo e poderia até ter visto o vermelho. Zé Luís aproveitou para reduzir e oito minutos depois o central viu o segundo amarelo e respetivo vermelho por pisar um adversário.
Desta forma, o marfinense, de 21 anos, é o único jogador dos três grandes que já foi expulso em duas ocasiões esta temporada. Na liga, apenas Seba Pérez, do Boavista, também já viu o cartão vermelho por duas vezes em 2024/25. Além de Diomande, Hjulmand, Matheus Reis, Esgaio e St. Juste foram expulsos esta época.
São, assim, seis cartolinas encarnadas, o máximo entre os grandes, e 68 amarelos, o segundo registo entre os maiores clubes nacionais. O máximo, esse, pertence ao FC Porto, com 74 amarelos. Os dragões viram ainda dois jogadores expulsos esta temporada. O Benfica “fica-se” pelos 48 amarelos nas competições nacionais.