Beneficiando da lesão de St. Juste, não voltou a sair do onze desde abril. Só falhou um jogo desde então e por castigo
Corpo do artigo
Diomande está a ser protagonista no Sporting e marcou ao Sturm Graz num pontapé de fora da área, lance que valeu a vitória na 1.ª jornada da Liga Europa. Totalista nos seis jogos até aqui disputados, o costa-marfinense continua a afirmar-se em ritmo elevado. É um dos intocáveis desde a lesão de St. Juste, na 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa, com a Juventus. Substituiu o neerlandês e depois somou sete jogos consecutivos como totalista em 2022/23 e só falhou a última jornada do campeonato por castigo. Ou seja, sempre que esteve disponível foi titular: há 13 jogos consecutivos. Tal ascensão resulta de uma confiança extrema de Rúben Amorim, que desde a pré-época, ciente de que St. Juste ficaria fora das opções nos primeiros embates do ano, tem incentivado e dado muitas explicações a Diomande.
Amorim está satisfeito com a solidez defensiva e com o talento com a bola no pé. Passe entre linhas para Pedro Gonçalves é trabalhado. Confiança foi dada desde a pré-temporada, no Algarve.
O central de 19 anos é o plano A, daí que a equipa técnica não tenha, em nenhum momento, procurado apressar o regresso de St. Juste. Diomande dá garantias e encanta pela solidez defensiva, intensidade e rapidez, mas também pelo talento com bola. Os golos são um bónus acrescido, mas é na forma como sobe no terreno e entrega o esférico que está a principal virtude em termos ofensivos. Foi assim que, na Áustria, isolou Pedro Gonçalves para o remate que viria a dar golo de Gyokeres ao segundo poste, tendo já assistido para o golo de Pote, em momento idêntico de jogo, em Braga. É um lance trabalhado, pedido pela equipa técnica, e que o costa-marfinense tem sabido potenciar.
Uma assistência e dois tentos, este é o balanço de Diomande em 2023/24. Entre os centrais das sete ligas principais da Europa, está no topo entre os que mais participam em golos.
O central estreou-se este mês pela seleção da Costa do Marfim (dois jogos a titular na última janela de jogos internacionais), e é destaque na Europa: contando os jogos de equipas das sete melhores ligas, está empatado com Volnei (também tem jogado a lateral) do Estoril, com uma média de participação num golo a cada dois jogos. Diomande fez uma assistência e marcou por duas vezes em seis partidas disputadas na temporada. "É um sonho. Muito mudou desde janeiro, aconteceu tudo muito rápido e preciso de continuar a trabalhar", disse ao cair da noite de quinta-feira.
Inglaterra muito atenta ao central
A atenção nas exibições de Diomande tem vindo a crescer e olheiros de equipas inglesas têm marcado presença em jogos do Sporting. O Arsenal já o seguia - mas recusou pagar um valor a rondar os 10 milhões pelo atleta antes deste assinar pelos leões - e é o clube de maior nomeada que está muito atento. Sabe-se que o potencial do central e a tenra idade são um bom cartão de visita, daí que o Sporting tenha protegido o jogador com uma cláusula de rescisão no valor de 80 milhões de euros. É o defesa com maior blindagem do plantel.
17070993
17070016