Diogo Ribeiro passou pelo Sporting e joga no Dumiense: “Tenho um feeling de que vou marcar um golo"
Na hora de escolher a equipa que melhor futebol pratica em Portugal, o ponta de lança do Dumiense, Diogo Ribeiro, não tem dúvidas. Segundo opina, Rúben Amorim conseguiu até melhorar a equipa que tinha sido campeã.
Corpo do artigo
É em Diogo Ribeiro que o Dumiense deposita maior fé na tarefa hercúlea que tem pela frente no domingo, ante o Sporting. O camisola 66 promete, pelo menos, marcar. “Tenho um feeling de que vou fazer um golo em Alvalade”, conta a O JOGO. Formado na Academia, diz-se adepto do Sporting a ponto de não perder um jogo. Sabe o que o espera na Taça de Portugal. “Vamos explorar o Sporting como um todo. Não há pontos fracos nem menos fortes, porque o Sporting é uma grande equipa. Tem provado isso e temos a nossa estratégia e o nosso objetivo é fazer golos. Sem pensar em pontos fracos porque, na realidade, o Sporting neste momento não os tem”, declara.
“O Sporting desta época é muito superior ao que foi campeão em 2021/22. Muito mais tranquilo em todos os momentos do jogo”
Aliás, para Diogo, os leões têm sido convincentes internamente e não há equipa que dê tanto prazer observar. “O Sporting é a equipa portuguesa que melhor futebol pratica. A equipa tem tudo para que esta seja uma época de sucesso. Também é por isso que gosto de assistir aos jogos, porque gosto da maneira como jogam”, afirma, ele que alinhou seis anos nos escalões de formação. Uma passagem que contribuiu para se tornar adepto indefetível e seguidor atento dos jogos do clube. Especialmente esta época, com os leões a imporem-se na ribalta, apesar do desaire recente no dérbi com o Benfica. “A equipa desta época é muito superior à que foi campeã. Em 2020/21, o Sporting não jogava tão bem, era uma equipa muito mais pragmática. Agora, assume o jogo e está mais tranquila em todos os momentos. Não é uma equipa que esteja sempre aflita, como era a desse ano, em que marcava um golo e depois jogavam todos ‘fechadinhos’. Muitos jogos eram ganhos no último minuto”, opina o avançado do Dumiense, destacando o futebol estético dos leões: “É uma equipa mais competente, madura a dominar e com um futebol mais atraente do que no ano em que foram campeões.”
Para os lados de Dume, há muito que a mira está direcionada a Lisboa. “Há uma certa ansiedade, também por se ir jogar num estádio grande. Está tudo a querer que chegue o dia do jogo”, conta, otimista com moderação para o duelo: “Estamos a preparar uma estratégia para chegar lá e causar uma surpresa. Vamos entrar para ganhar, como é lógico, mas sabemos do poderio do Sporting e temos a noção da realidade. De qualquer forma, o futebol é 11 para 11 e queremos surpreender.”
Licenciado em Ciências do Desporto e Educação Física, Diogo Ribeiro programa já um futuro que estará ligado ao desporto rei. “[Futuro] será como treinador ou noutra função no futebol. Ainda é um pouco cedo para tomar a decisão, mas já me estou a preparar e até tenho o nível I de treinador de futebol. Tenho dado passos devagarinho, mas já a pensar num plano B”, desvenda.
Quando questionado se já se via como sucessor de Rúben Amorim ao comando dos leões, Diogo soltou risos. A seguir, mais a sério, respondeu: “É um dos melhores treinadores portugueses da atualidade, um treinador de que gosto particularmente, que tem evoluído muito ao nível do jogo, até porque o Sporting melhorou muito. É um treinador que admiro bastante”, comentou.