Imprensa da Bélgica socorreu-se dos números para tentar eleger o melhor central do campeonato. O portista venceu, embora com companhia.
Corpo do artigo
O portal belga "FootballBH" quis eleger o melhor defesa central daquele campeonato e usou uma forma numérica para lá chegar sem grandes equívocos.
No final, concluiu que não é possível escolher apenas um jogador, pois nenhum é claramente o melhor nos vários rankings avaliados. Mas, num total de mais de 70 centrais daquele campeonato, chegou a um número final de oito que aparecem nos "tops" de quase todos os itens mais importantes.
NÃO SAIA DE CASA, LEIA O JOGO NO E-PAPER. CUIDE DE SI, CUIDE DE TODOS
Diogo Queirós, portista que está cedido ao Mouscron, é um deles. E o portal até o destaca de forma especial por ser o melhor no ranking mais relevante: duelos defensivos ganhos. Queirós ganha 79,5% deles, o que na prática significa que a cada 10 duelos com um adversário direto, leva a melhor em oito ocasiões. O número é digno de registo, tanto mais que o Mouscron não é propriamente uma das melhores equipas do campeonato. Para se ter uma noção em relação à ordem de grandeza, Mbemba e Pepe, os melhores portistas a esse nível, têm uma eficácia de 78% e 77% respetivamente.
"Tem seguramente futuro no FC Porto", escreve aquele jornal, explicando com recurso também a outros dados. É que Queirós aparece em todas as listas analisadas: duelos defensivos, duelos aéreos, interceções, remates bloqueados, recuperações de bola, recuperações no campo adversário, passes em progressão e tendência de passar para a frente. O português também é elogiado a este nível, pois não há muitos centrais em equipas pequenas com preocupação em jogar para a frente com a bola controlada. Diogo é o terceiro melhor da Bélgica a este nível.
Nos restantes campos de análise, destaque para a eficiência pelo ar, mesmo não sendo um dos mais altos da lista. Outros items, como interceções, remates bloqueados ou recuperações de bola não devem ter tanto relevo, pois não sendo percentuais, os jogadores de equipas menores acabam por ter números quase sempre mais altos. Por exemplo: o português Jorge Teixeira, do Sint Truiden, é o que mais remates bloqueia.
12018953