Em janeiro, sofreu dois golos nos minutos finais e perdeu o único embate contra o Sporting. Estatuto, entretanto, mudou
Corpo do artigo
Setembro é o mês de Diogo Costa. A poucos dias de completar 22 anos, o guarda-redes do FC Porto está a viver uma das melhores fases da carreira: começou a época como dono da baliza dos dragões, foi chamado pela primeira vez à seleção nacional - embora sem fazer a estreia - e prepara-se para, no sábado, tornar-se no mais jovem guarda-redes do FC Porto a jogar um clássico nos últimos 25 anos.
Com Marchesín fora, Diogo torna-se no guarda-redes portista mais jovem num jogo grande da Liga nos últimos 25 anos. Na era Pinto da Costa, só Hilário e Baía foram lançados às feras mais cedo
Vai fazê-lo em Alvalade, perante o atual campeão nacional, e contra uma equipa com quem tem contas a ajustar depois da derrota (1-2) na meia-final da Taça da Liga, disputada em janeiro, com os golos dos leões a serem marcados já bem perto do fim do encontro.
Diogo Costa vai a jogo com 21 anos, 11 meses e 21 dias e na era Pinto da Costa só dois guarda-redes assumiram a responsabilidade de defender as redes portistas com uma idade mais baixa. Hilário defrontou o Sporting em outubro de 1996 quando tinha 20 anos, 11 meses e 19 dias, mas o mais precoce foi, sem surpresa, Vítor Baía, que fez o seu primeiro jogo grande para o campeonato, também contra o Sporting, com apenas 19 anos, sete meses e seis dias.
Diogo Costa é, a par de Pepe, o único totalista do FC Porto na presente temporada, tendo cumprido todos os minutos dos quatro jogos do campeonato
A lesão de Marchesín - operado ao joelho direito em meados de agosto - escancara as portas do clássico a Diogo Costa, mas convém não esquecer que o jovem já tinha merecido a confiança de Sérgio Conceição contra o Belenenses e o Famalicão, relegando o argentino para o banco de suplentes.
Apesar da tenra idade, Diogo Costa chega a Alvalade já com uma boa rodagem. Além dos dois clássicos que tem [além do já referido jogo com o Sporting para a Taça da Liga, foi titular na final da Taça de Portugal ganha ao Benfica em 19/20], soma 16 internacionalizações pelos Sub-21 (é vice-campeão europeu), já se estreou na Liga dos Campeões (vitória sobre o Olympiacos) e convém não esquecer que é um dos vencedores da UEFA Youth League.
Mais rodado contra o Braga
Se até à data Diogo Costa tem no currículo apenas um jogo grande contra o Benfica (vitória) e outro contra o Sporting (derrota), juntando os confrontos com o Braga, a rodagem do guarda-redes a este nível sobe. São quatro partidas diante dos minhotos, em todas as competições, sem qualquer vitória (um empate e três derrotas).
Aliás, olhando para os seis jogos em que foi titular com as equipas grandes, Diogo Costa sofreu sempre golos, o que não quer dizer que a responsabilidade tenha sido sua, até porque em alguns desses jogos, Conceição rodou bastante a equipa.