Guarda-redes com boas perspetivas de recuperação para duelo em que o defesa-direito será ausência importante
Corpo do artigo
É com sensações antagónicas que Sérgio Conceição arranca a semana de preparação para o clássico de domingo, com o Sporting, no Dragão. Se, por um lado, as perspetivas de recuperação de Diogo Costa lhe despertam alguma satisfação, por outro, a praticamente ausência certa de João Mário para a receção aos leões não deixa de ser uma desilusão. O lateral-direito terminou a primeira parte do encontro com o Casa Pia com queixas no adutor da coxa esquerda, não regressou após o intervalo e os exames complementares de diagnóstico realizados ontem no Olival detetaram um problema que o manterá afastado da competição durante algum tempo.
Cláudio Ramos respondeu à altura nos últimos jogos, mas o 99 é o dono da baliza e retomará a titularidade assim a evolução continue a ser positiva. Opção para o lado direito da defesa terá de recair em Pepê.
O impedimento de João Mário, de resto, terá algumas implicações na constituição do onze, devendo levar Sérgio Conceição a apelar, de novo, à capacidade de adaptação de Pepê para preencher o lado direito da defesa, colocando Taremi no apoio direto a Evanilson, que regressa após castigo. Esta fórmula foi utilizada pela última vez na final da Taça de Portugal de 2022/23, contra o Braga. Há quase um ano, portanto. Isto porque nessa época João Mário não tinha concorrente direto. Com a chegada, por empréstimo, de Jorge Sánchez, o internacional brasileiro só pontualmente foi recuado no terreno.
Porém, com o afastamento do mexicano, por decisão do treinador (juntamente com Toni Martínez, André Franco e Iván Jaime), a única alternativa é o jovem Martim Fernandes, que deverá ser convocado para o clássico, não sendo expectável que entre na equipa.
Quanto a Diogo Costa, a disponibilidade para a receção ao Sporting era o objetivo desde o momento em que lhe foi detetada uma rotura do músculo pectíneo esquerdo. Mesmo apresentando alguns problemas físicos, nomeadamente com o Casa Pia, Cláudio Ramos respondeu à altura nos últimos jogos, mas o 99 é o dono da baliza e retomará a titularidade assim a evolução médica continue a ser positiva.