Sem Otamendi nem Weigl, Jorge Jesus manteve Morato na convocatória e foi à equipa B recrutar um médio que foi devolvido ao Seixal pelo Moreirense no mercado de janeiro.
Corpo do artigo
Jorge Jesus optou por manter na lista de convocados Morato, central de 19 anos que tem alinhado pela equipa B, e foi ainda aos bês pescar mais um reforço, desta feita para o meio-campo.
David Tavares, de 22 anos, subiu o elevador para compensar a ausência por castigo de Weigl e de Taarabt, este por lesão, que deixou o miolo encarnado com um buraco e Chiquinho como única opção extra aos previsíveis titulares Gabriel e Pizzi.
13624461
A inclusão de Morato na convocatória para o jogo desta sexta-feira em Tondela pode ser encarada como uma normalidade, até pelo facto de já ter estado no banco de suplentes na receção ao Santa Clara, na jornada anterior, compensando a baixa por lesão de Jardel, à qual se junta nesta partida o castigo de Otamendi. O brasileiro, que já é considerado na Luz como elemento do plantel principal, tem apenas um minuto pela equipa de Jesus (na Taça de Portugal como o Paredes).
É esperado pela SAD que Morato comece a justificar o elevado investimento. Depois de Otamendi, cuja contratação ao Manchester City foi avaliada em 15 milhões de euros (no momento da venda inversa de Rúben Dias), o brasileiro contratado aos 18 anos ao São Paulo custou 7,5 milhões de euros por 85 por cento do passe, igualando Sidnei, contratado em 2008 ao Internacional, pelo mesmo valor e passe completo. Logo, o camisola 91, de 1,90 m, é o segundo defesa mais caro da história das águias e hoje deverá manter-se no banco, com Jesus a recuperar uma dupla no eixo da defesa, lançando Vertonghen e Lucas Veríssimo.
Também para completar a convocatória, até pela falta de médios, Jorge Jesus chamou David Tavares, jogador lançado por Bruno Lage na época passada em dois jogos (Leipzig e V. Setúbal), tendo somado 36 minutos. Esta época, aquele que foi o primeiro jogador das águias a contrair a covid-19, foi cedido ao Moreirense. Porém, e depois de desentendimentos com os três treinadores que passaram pelo clube minhoto, foi devolvido aos encarnados em janeiro e reintegrado na equipa B. Rapidamente, conquistou a titularidade e tem sido um dos pilares da formação de Nélson Veríssimo. Porém, hoje, a aposta deverá recair em Gabriel e Pizzi, com Chiquinho à espreita de uma oportunidade.