Entre médios-ofensivos e extremos, ninguém fez melhor do que as 24 ações decisivas do ex-Shakhtar Donetsk.
Corpo do artigo
Com o primeiro bis ao serviço do Benfica frente ao Marítimo, David Neres atingiu já 12 golos e 12 assistências, algo que lhe permite deixar uma marca clara na Luz.
Isto porque com este registo o internacional brasileiro igualou Simão (11 golos e 13 passes em 2001/02) e Nolito (15 golos e nove assistências em 2011/12) como o melhor reforço entre extremos e médios-ofensivos.
Neste século, ninguém de águia ao peito fez melhor do que a participação em 24 golos. E Neres, além de ter ainda pelo menos 12 partidas para elevar esta marca, fê-lo para já em menos minutos do que os antigos jogadores encarnados. Se o camisola 7 é decisivo a cada 93 minutos, o antigo capitão do Benfica resolvia a cada 102", enquanto o extremo espanhol "aparecia" a cada 110".
Embalado para a sua melhor época, já que está apenas a dois golos ou assistências dos 14 marcados e 12 oferecidos em 2017/18, no Ajax, o atacante aponta ao regresso à seleção do Brasil. Motivado pelo bom momento e sentindo-se livre de quaisquer problemas físicos, Neres sente que o rendimento na Luz, quer no campeonato quer na Liga dos Campeões, pode colocá-lo na ribalta no que diz respeito ao escrete. Após a saída de Tite, a seleção brasileira não tem ainda novo responsável definido, mas o camisola 7 benfiquista tem a expectativa de, fruto da produção às ordens de Roger Schmidt, ter uma oportunidade na "nova" canarinha, ele que conta com sete internacionalizações, a última a 11 de setembro de 2019, num 0-1 frente ao Peru.
Numa análise que exclui as referências de área, o ex-Shakhtar Donetsk, além de igualar Simão e Nolito, bate alguns nomes com créditos na Luz, como Gaitán, que em 2010/11 estreou-se pelo Benfica com nove golos e outras tantas assistências. Curiosamente, com um registo semelhante ao agora jogador do Paços de Ferreira, há mais dois compatriotas de Neres: Everton e Bruno César, que chegaram por indicação de Jorge Jesus e acabaram por sair da Luz após duas épocas. Para trás ficam outros atletas que viriam a destacar-se de águia ao peito: Salvio, Pizzi e até Di María e Rafa, sendo que estes dois não passaram de uma participação em seis golos na época de estreia.
David Neres aproveitou da melhor forma a ausência de Rafa para entrar no onze frente ao Marítimo e faturar pelo segundo jogo consecutivo, pois já tinha feito do Brugge uma vítima, repetindo algo que tinha sucedido por duas ocasiões em 2022/23: marcara a Paços de Ferreira e Vizela, no início da época, e depois a Juventus e... Marítimo, em setembro. Os insulares são precisamente a segunda equipa a consentir golos ao atacante nos dois jogos realizados, a exemplo do Brugge, que já tinha sofrido na Bélgica.