"David Carmo vai afirmar-se facilmente na Seleção e irá para um grande clube europeu"
Rolando está de saída e não poupa nos elogios ao companheiro, "um homem do melhor" e de características únicas na Seleção. Apesar de não guardar rancor a Carlos Carvalhal, que optou por dispensá-lo nesta época, o central lembra que Sporting e FC Porto foram campeões com os trintões Coates e Pepe, respetivamente.
Corpo do artigo
As melhores conquistas de Rolando ao serviço do Braga ficarão para o resto da vida. Num grupo "espetacular", fez "muitos amigos" e um dos principais foi David Carmo, a grande surpresa da convocatória de Fernando Santos para os jogos de Portugal com Espanha, República Checa e Suíça, da fase de grupos da Liga das Nações.
"Dois dias antes de o selecionador revelar a lista, disse-lhe para se preparar bem porque vinha aí o próximo nível: a Seleção Nacional e um grande clube europeu. Vai afirmar-se facilmente na Seleção, porque é completamente diferente dos outros centrais: mede quase dois metros e tem velocidade. É um esquerdino atlético que tem muita qualidade na construção de jogo", assinalou.
Rolando assistiu de perto aos primeiros passos "daquele menino" na equipa principal dos bracarenses e agora dá conta de um central de grande dimensão. "É um homem do melhor. Ultrapassou uma lesão gravíssima, que fez com que crescesse em termos mentais. Temos uma relação muito forte. Uma semana depois de se ter lesionado, apresentou-me aos pais como sendo mais do que um amigo. Disse-lhes que eu era como um irmão", contou.
Até o azar bater de forma violenta à porta de Carmo, em 2020/21, ainda formaram dupla no centro da defesa um punhado de vezes; depois, Rolando também não teve melhor sorte no resto da época, acabando por ser dispensado por Carlos Carvalhal. Passou a trabalhar à parte do grupo e, a cerca de um mês de terminar a ligação aos minhotos, garante que não guarda rancor ao treinador.
"Isso não faz parte minha natureza. O Carvalhal até foi o treinador que me lançou como profissional no Belenenses", detalhou. O internacional português admite ter sido prejudicado pela ascensão de vários jovens defesas das equipas secundárias do clube, mas não deixa de fazer alguns reparos. "Os jovens não podem aguentar a pressão toda, precisam de ter ao lado gente experiente. O Sporting e o FC Porto, por exemplo, foram campeões com os trintões Coates e Pepe", argumentou.
No último dia ninguém telefonou
Pela primeira vez na carreira, Rolando treinou afastado de uma equipa durante uma época inteira. "Não foi uma opção minha", esclareceu, explicando que o Braga só lhe comunicou que "poderia haver um clube interessado no último dia do mercado de verão" de 2021, após a dispensa.
"Prontifiquei-me para conversar com esse clube se me ligassem e essa chamada não aconteceu", recordou. Vencedor de uma Liga Europa e quatro vezes campeão nacional, o central, de 36 anos, conta "prosseguir a carreira", mas tudo dependerá "dos projetos" que surgirem.