Darwin e Taremi marcam ambos com fartura, distinguindo-se o iraniano também pelos golos que oferece
Corpo do artigo
Não são poucas as semelhanças entre os registos de Darwin Nuñez e de Mehdi Taremi nesta edição da Liga Bwin, nomeadamente na altíssima contribuição que um e outro fornecem aos ataques de cada uma das equipas que, amanhã às 18h00, se defrontam no Estádio da Luz.
Entre golos e assistências, o iraniano já contribuiu diretamente em 32 golos do FC Porto, enquanto o uruguaio fez o mesmo em 30 dos tentos do Benfica. Ora, se os dragões têm um total de 83 na liga e as águias já chegaram aos 76, então isso significa que o contributo direto de ambos ronda os 40 por cento do total (39,5 por cento de Darwin e 38,5 por cento de Taremi). Mais coisa, menos coisa, um número que equivale a dois golos em cada cinco dos que foram apontados pela respetiva equipa.
O uruguaio descai mais para o lado esquerdo e também sai mais da área, para cruzar ou para driblar. O iraniano rouba mais bolas ao adversário e, por outro lado, também as perde menos vezes.
Constata-se, apesar disso, uma diferença com algum peso: é que o portista dá mais golos a companheiros de equipa do que aquilo que acontece com Darwin, que só tem quatro assistências na prova, contra as 12 do iraniano.
Ambos em crescendo
A favor do uruguaio, no entanto, joga a produção mais elevada no que diz respeito a tempo de jogo. Isto porque, tendo mais seis golos na conta pessoal, precisa de muito menos tempo para marcar. Darwin tem neste campeonato faturado a cada 78 minutos, detendo mesmo, neste aspeto, um dos melhores registos da Europa, conforme se pode ler na peça ao lado.
Taremi apontou seis grandes penalidades nesta Liga Bwin. Darwin, por sua vez, tem apenas quatro penáltis apontados esta época na liga portuguesa.
Merece também realce o seu crescendo de produção, uma vez que à décima jornada tinha apontado apenas quatro golos, somando os outros 22 nas restantes 22 rondas. Foi nesta fase que consolidou o s seus desempenhos, cimentando a média que agora tem.
Com Taremi sucedeu algo de semelhante, com 13 dos seus golos a terem lugar nas últimas 16 rondas. Mas o iraniano tem muito mais minutos em campo do que o uruguaio, o que significa que precisa de mais tempo para chegar ao golo: 122 minutos, no caso, se bem que a média melhora fortemente se contabilizarmos os passes decisivos. E aí, Taremi contribui diretamente para um golo a cada 76".
Outras diferenças entre um e outro podem constatar-se, por exemplo, no mais participativo jogo exterior do futebolista das águias, que encosta com frequência ao lado esquerdo, efetuando aí cruzamentos (três por jogo contra um de Taremi, em média). Darwin também tenta mais o drible que o portista (quase o dobro de vezes), o que na maior parte das vezes acontece quando está no lado esquerdo do ataque.
Iraniano trabalha mais para a equipa e perde menos bolas
Em relação à fluência futebolística do coletivo, o avançado portista contribui com uma melhor qualidade de passe e, ao mesmo tempo, também com muito menos perdas de bola. Quando intervém no jogo, Taremi fá-lo com acerto superior, comparativamente a Darwin. Por outro lado, o iraniano também tem números melhores no que diz respeito às bolas roubadas aos adversários, somando interceções, recuperações e alívios, conforme se pode ler no gráfico que está visível na parte de cima desta página.
Os dois principais avançados de Benfica e de FC Porto estão entre os mais produtivos das principais ligas continentais
Bem entrosados na elite europeia
A semelhança dos desempenhos de Darwin e de Taremi faz com estejam colados no ranking europeu para os mais produtivos da posição. Somando os golos apontados com as assistências, a dupla mais acutilante da Liga Bwin ocupa a sexta e a sétima posições entre as dez principais ligas do continente, perdendo apenas para alguns dos melhores jogadores do mundo.
Os adeptos portugueses têm o privilégio de ver coincidir, na Liga Bwin, dois dos avançados mais produtivos (a marcar ou a assistir) da atualidade nos grandes campeonatos da Europa.
Melhor do que eles só mesmo quatro senhores que estiveram nos dez primeiros classificados da última Bola de Ouro e que neste ranking de golos e assistências estão assim classificados: Mbappé (1.º), Lewandowski (2.º), Benzema (4.º), Salah (5.º). Há ainda um intruso que atua na liga belga, o turco Deniz Undav (3.º), que é o melhor marcador dessa competição, ao serviço do Union Saint Gilloise.
Neste top 10 das melhores ligas europeias, Darwin é o que precisa de menos minutos para marcar (consegue um a cada 78").
Mas, de entre eles, Darwin é mesmo o que precisa de menos minutos para marcar um golo (os tais 78" já mencionados no texto ao lado), e também para participar diretamente num, com golo ou assistência, o que faz a cada 68 minutos. Ou seja, melhor do que Benzema (69"), Mbappé (72"), Lewandowski (76") ou Salah (77"). Aliás, também Taremi supera o registo de um elemento deste quarteto, com um golo ou passe decisivo a cada 78 minutos.