Treinadores receberam convite da Federação na semana passada para se inscreverem sem terem de ser sujeitos à fase de concurso. Primeiro módulo arranca já dia 24 deste mês.
Corpo do artigo
A Federação Portuguesa de Futebol vai promover dois cursos de treinadores UEFA A (nível 3) já a partir de maio, com os treinadores a serem eleitos por convite, sabe O JOGO. Os mesmos receberam na semana passada essa mesma indicação e têm até 20 de maio para confirmar a presença.
A FPF pretende, basicamente, ajudar a resolver os problemas inerentes à falta de qualificações que alguns treinadores no ativo têm sentido e que, inclusivamente, têm estado na origem de processos disciplinares e multas pesadas aos próprios e aos clubes que estes representam.
Curso da FPF é para quem não foi admitido em 2020 e para os técnicos que disputam acesso às ligas profissionais
Na lista de convidados estão aqueles que se inscreveram há um ano mas ficaram fora do quadro de acesso, então regulado por uma série de parâmetros qualificativos. Dessa lista, publicada no site da FPF há um ano, constam como suplentes nomes como os de Luís Freire, que começou a época no Nacional, ou Rui Borges, treinador da Académica, só para citar os mais conhecidos. Foram ainda convidados todos aqueles que estão ao comando de equipas que, neste momento, disputam a subida à Liga SABSEG e à Liga 3, o novo patamar competitivo do futebol português, regulado pela FPF. E também coordenadores técnicos das associações regionais, entre outros técnicos de equipas femininas. Não se sabe ainda se haverá candidaturas gerais às vagas que agora possam não ser ocupadas por treinadores que declinem o convite.
Os cursos começam a 24 de maio. O primeiro módulo esgota-se dia 27. A fase de internato começa dia 14 de junho, na Cidade do Futebol, e termina a 16 de julho.