Críticas de Rui Moreira a Conceição: "injusto", "timing ridículo" e "ato falhado"
Colunistas de O JOGO condenam o timing e a expressão do autarca portuense para atingir Conceição. Carlos Tê subscreve alguns argumentos apresentados por Rui Moreira, mas não valoriza a crítica que fez. Álvaro Magalhães sustenta que o treinador é vitorioso e não tem culpa do estado das finanças do clube.
Corpo do artigo
As considerações de Rui Moreira sobre Sérgio Conceição, realizadas num grupo privado do Facebook e explicadas na edição de quarta-feira de O JOGO, caíram como uma bomba no universo FC Porto.
Além de o timing ter provocado alguma surpresa entre dois dos colunistas portistas do nosso jornal, o adjetivo utilizado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto e membro do Conselho Superior dos dragões foi considerado bastante infeliz.
"Chamar-lhe falhado é um ato falhado, porque é um treinador que com pouco conseguiu grandes resultados. É um absurdo. Até achei que eram "fake news"", garantiu o escritor Álvaro Magalhães. "Sérgio Conceição é um treinador vitorioso, embora concorde com algumas coisas que disse, nomeadamente em relação ao comportamento no banco. Mas que não é o único", lembrou, por sua vez, o escritor Carlos Tê, que não dá grande valor ao que o autarca publicou.
De resto, Moreira escreveu que Francisco Conceição saiu "de borla" para o Ajax, quando, na verdade, os neerlandeses pagaram 5 M€ aos azuis e brancos para contratar o extremo, o valor da cláusula de rescisão.
Membros do CS contrariam crítica
Os reparos de Rui Moreira ao agendamento das reuniões do Conselho Superior, sustentando que deveria haver vontade em articulá-las com a sua disponibilidade, também não caíram bem, mas desta vez em outros membros daquele órgão. "O CS do FCP não tem membros de primeira e de segunda, do mesmo modo que não existem sócios importantes e outros que não o são", vincou Miguel Brás da Cunha nas redes sociais, como complemento a uma publicação de Luís Folhadela Rebelo. "Tenho duas novidades para ele [Rui Moreira]: 1. [Lourenço Pinto] Não o faz nem com ele, nem com qualquer outro suposto "cabeça de lista". 2. Esse membro pode sempre designar alguém que o substitua nas reuniões para as quais é convocado. Não consta que alguma vez o tenha feito", sublinhou.
Contactado por O JOGO, Lourenço Pinto, presidente da Mesa da AG do FC Porto, não quis comentar o tema.
COLUNISTAS O JOGO
Carlos Tê, escritor
"É uma a crítica injusta. Sérgio Conceição é um treinador vitorioso, embora concorde com algumas coisas que o Rui Moreira disse, que também subscrevo, nomeadamente em relação ao comportamento no banco. Mas que não é o único. Gostaria que dissesse o mesmo do Engenheiro Luís Gonçalves, que às vezes atira mais gasolina para cima das coisas. Mas o timing é ridículo, porque o FC Porto está só agora a começar a usar alguns do reforços que vieram. A época está no início e é preciso não esquecer que esta polémica nasce de umas bocas num grupo privado do Facebook. Não lhe dou valor nenhum".
Álvaro Magalhães, escritor
"Soa um bocado absurdamente. O Sérgio Conceição poder ter os seus defeitos, porque é humano, e se calhar até lhe poderia chamar intempestivo ou que ferve em pouca água. Agora, chamar-lhe falhado é um ato falhado, porque é um treinador que com pouco conseguiu grandes resultados. Esta defesa da SAD é um bocado incompreensível, porque se o clube está numa situação deplorável a nível financeiro, e é daí que vêm todos os males, a culpa não é do Sérgio Conceição. É um absurdo. Até achei que eram "fake news". Custava-me a acreditar que uma pessoa de bom senso tivesse dito aquilo".